Se andam à procura de um vestido de noiva têm de entrar nesta loja

A Organza é a mais recente loja de vestidos de noivas que nasceu em Coimbra, em Fevereiro de 2019. Ana Madeira acompanha noivas, mães, madrinhas, damas de honor e convidadas na escolha da roupa e dos acessórios para o dia do casamento ou de eventos especiais mas fá-lo de forma a que todo o processo seja especial.

A ideia surgiu de forma muito natural: Ana ficou noiva e também passou pela dificuldade de encontrar o tão desejado vestido perfeito. Com alguns anos de trabalho na área das vendas, estudou o mercado e, com o apoio do futuro marido, João Gonçalves, avançou com a criação da Organza que se afirma como um espaço distinto, acolhedor e único. 

Como? Se já viram o programa televisivo Say Yes to the Dress, podem esperar um momento semelhante. Se não sabem do que falamos, explicamos: para além dos vestidos de noiva e de festa que se encontram pendurados nas paredes da loja, há uma zona de provas que promete ser o palco de momentos únicos para quem sempre sonhou com o dia do casamento e com o vestido.

O ritual é simples mas emocionante: fecha-se uma cortina para que a noiva experimente o modelo que pretender, em cima de um provador ligeiramente elevado. Em frente, encontra-se um espelho grande para que o impacto da prova também seja grande. Duas poltronas confortáveis destinam-se às pessoas que acompanham a experiência e que aguardam, com expectativa, um vislumbre da noiva vestida de branco. Tudo a postos, abre-se a cortina e partilham-se sorrisos mais ou menos nervosos, emocionados ou ansiosos.

O intuito é que a experiência seja diferente, em termos de espaço ou do atendimento: servimos champanhe quando se escolhe o vestido e oferecemos a liga.

Com que antecedência devem pensar no vestido de noiva? Depende da noiva: uma muito indecisa deve ir com muita antecedência; uma noiva decidida pode vir mais em cima da hora porque todos os vestidos podem ser ajustados até dois tamanhos acima ou abaixo.

Pedimos um conselho para as noivas e a Ana, formada em psicologia, disse-nos que o mais importante é não criar grande expectativa. Podem ter uma ideia daquilo que gostam mas não devem idealizar um vestido que pode não existir ou não ficar bem no nosso corpo. Não devemos procurar um vestido, o vestido é que vai ao nosso encontro. 

A psicologia ajudou muito no trabalho de vendas e continua a ajudar. As noivas vêm em stress absoluto. A psicologia está cá mas não em modo consultório.

Neste negócio, há uma linha condutora do ponto de vista de marcas: trouxemos marcas âncora (conhecidas para trazer a atenção das pessoas) e o objectivo a longo prazo é trazer marcas mais alternativas que não estejam no mercado português. Assim, aqui podemos encontrar as últimas colecções das mais conceituadas marcas de vestidos como San Patrick, que surgiu em 1964 e pertence ao grupo Pronovias, com linhas simples, muitos bordados e com muito trabalho à base de encaixes. Justin Alexander é também uma marca badalada pelo estilo versátil mas com um toque predominantemente mais vintage e hollywood. Ronald Joyce, marca do grupo Mori Lee, apresenta vestidos muito trabalhados e cheios de brilho.

A grande novidade é a conceituada marca americana Eva Lendel, pela primeira vez na Península Ibérica, que tem colecções temáticas como Bohemian Flower, com vestidos de inspiração boho-chique ou Less is More, uma colecção mais simples e minimalista. Há vestidos de gama média-alta para vários gostos e feitios , com valores a partir dos 1000€ até aos 2300€ (e com facilidades de pagamento).

Para que a experiência fique completa, a Organza vende os complementos que uma noiva pode precisar: véus de tecidos e cores dos fornecedores dos vestidos, acessórios do grupo Pronovias, cintas ultrafinas para os vestidos mais justos e brincos da Guria. Existem ainda sapatos e clutches personalizados da marca portuguesa Raquel Corrêa que vem todos os meses a Coimbra e fala directamente com as noivas para, em conjunto, desenhar o calçado no material, na cor, com o salto e com os elementos pretendidos.

Normalmente, as noivas marcam sempre encontro mas não fiquem intimidados se quiserem entrar na Organza para espreitar. Aliás, a porta está sempre aberta para quem queira visitar este espaço que é mais do que uma loja de vestidos. A intenção de Ana foi de criar uma extensão da sua casa e as escolhas na decoração reflectem os gostos pessoais: o rosa-velho nas poltronas, os candeeiros suspensos de vidro e os tapetes persa.

Ana junta o útil ao agradável: não só acompanha as tendências da moda, como viaja para ver as colecções e os desfiles. A cereja no topo do bolo é mesmo acompanhar a felicidade o entusiasmo de outras noivas na escolha do vestido. É caso para dizer que a Organza é mesmo a história de um casamento perfeito.

 

ORGANZA
Rua General Humberto Delgado, 420 – Coimbra
Horário: Seg-Sex: 10h-13h e 15h-19h / Sáb: 10h-13h e 15h-17h / Encerra ao Domingo
Contactos: 239 196 507, geral@organza.pt

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.