PASSEIOS

Passem um fim-de-semana a descobrir a famosa lição de Coimbra

Jorge Costa Carvalho guia-vos pela cidade dos estudantes em plena de Queima das Fitas.

Passou um ano desde a primeira edição, em Maio do ano passado, como divulgámos aqui. Nos dias 4 e 5 de Maio, voltam a ter a oportunidade de passar um fim-de-semana a conhecer a Coimbra pela mão de Jorge Costa Carvalho, residente de Coimbra e com formação em Turismo de Ar Livre e outras formações para guias especializados nos espaços turísticos e património da Universidade de Coimbra (Turismo da Universidade de Coimbra).

O Coimbra é Uma Lição II é organizado pela empresa de animação turística Quimera Experience, que trabalha sobretudo no Algarve. Do Choupal até à Lapa e Nos Passos da Rainha Santa, desta vez a proposta é passar por alguns locais simbólicos da cidade, palco da emblemática Queima das Fitas, (re)visitando a cidade dos estudantes e acompanhando de perto a tradição inigualável, nas palavras do guia.

São 2 dias de percurso e custa 15€ (não inclui outros gastos, como entradas nos museus/ monumentos ou alimentação). O encontro é às 8h45, Sábado no Colégio da Graça e Domingo na Igreja de Santa Cruz, e os percursos começam às 9h. Dia 4, são cerca de 16 quilómetros suaves, com um grau de dificuldade moderado, ou seja, qualquer pessoa de boa saúde pode participar e não é preciso muita preparação física. Há paragens para comer, hidratar e descansar, terminando no lugar mítico da lenda coimbrã: a Lapa dos Esteios. 

No regresso à cidade, a ideia é passar onde por entre locais históricos e jardins em festa podem ocorrer momentos culturais/ musicais, e talvez ver a azáfama da construção dos carros alegóricos para o Cortejo. O almoço são vocês que levam, e se quiserem podem ficar para jantar num restaurante da Baixa de Coimbra por 12,50€, com possível mergulho na noite de Coimbra a seguir.

Dia 5, o percurso é mais curto e mais fácil. Começa com a subida ao Monte da Esperança para ver o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e depois passa pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que tem entrada gratuita ao domingo. Acaba pelas 12h, mas, nessa tarde, quem quiser pode ver o Cortejo da Queima das Fitas.

Levem calçado confortável, água e alimentos ligeiros.

Bom passeio!

 

4, 5 MAIO | COIMBRA É UMA LIÇÃO II
Facebook
Inscrições: (+351) 969467275 | quimeraexperience@gmail.com

Foto: Jorge Carvalho

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.