Coimbra é a 4.ª melhor cidade portuguesa para viver (e não somos nós que o dizemos)

Estamos convosco: parece que, hoje em dia, há estudos para tudo e mais alguma coisa. Quem é que se lembrou de comparar cidades, especialmente quando há tantas variáveis e tão subjectivas? Como em tudo, os estudos são tão mais valiosos e reveladores quanto mais rigorosa for a metodologia de análise. Neste caso, foi a Bloom Consulting que nos alertou para os resultados do seu estudo anual, o Portugal City Brand Ranking©, que mostra que Coimbra ocupa o 4.º lugar no ranking de cidades nacionais para viver.

image010 (1).jpg

O método é relativamente simples: em cada edição são consideradas diversas fontes de informação, relacionadas com três categorias – Negócios (Investir), Visitar (Visitar) e Viver (Talento)Assim, a metodologia utilizada pela consultora avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura através das pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2© e a variável da performance on-line, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada município. Forma-se um algoritmo e, sem ser preciso agitar a varinha mágica, aparecem os resultados que listam as cidades.

Desta forma concreta, a Bloom avalia o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes. Coimbra é a 5.ª cidade do ranking nacional mas no âmbito do Ranking de Viver registou uma surpreendente subida, do 6.º para 4.º lugar, ultrapassando Cascais e Sintra.

Este ranking (de Viver) mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo: estudantes, trabalhadores e população em geral que vêm nestes territórios um potencial local para estudar, trabalhar ou simplesmente para viver. Através de uma medição completamente quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. Quando mais alta a sua posição no Ranking de Viver, maior foi o impacto do município face a estudantes, trabalhadores e população em geral.

image002.png

Para além da análise dos municípios portugueses num contexto nacional e por categoria, a consultora avança ainda com capítulos de análise regional, permitindo contextualizar o desempenho da marca de cada município na região em que se insere (Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Madeira e Norte). Quanto ao ranking da Região Centro, o Município de Coimbra volta a ocupar o 1.º lugar da tabela, líder incontestável nos Negócios e Talento (Viver) na região, seguidos por Aveiro e Leiria.

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para países, regiões e cidades, tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres. Esta consultora é parceira oficial do Fórum Económico Mundial e contribui para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.