COMES & BEBES

Abriu outro restaurante em Santa Clara

O conceito do Rosa Pão é o de uma cozinha de partilha.

Há um restaurante novo na cidade, mesmo ao pé do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, por baixo do café Claustro. Chama-se Rosa Pão e pertence a Paulo Pechorro e Joana Botelho. O nome é uma alusão ao Milagre das Rosas da Rainha Santa Isabel.

Paulo apresenta o conceito do restaurante como sendo uma cozinha de partilha: as entradas Rosa Pão (pataniscas de bacalhau, peixinhos da hora, salada de ovas e salada de pimentos) são feitas para dividir e alguns pratos de peixe e de carne são pensados para 2 pessoas e chegam à mesa em tachos, tudo feito na hora.

O tipo de comida que podem encontrar é cozinha tradicional portuguesa, numa tentativa de ir buscar pratos que não sejam tão vistos. Se querem seguir as recomendações do proprietário, comecem a refeição com uma sopa de tomate com ovo escalfado ou com uma morcela de arroz com grelos. Em seguida, se preferirem peixe, escolham o polvo assado no forno com legumes salteados, a açorda de bacalhau com coentros ou o arroz de línguas de bacalhau com ovo escalfado e grelos. Se optarem pela carne, peçam o arroz de costelinhas em vinha de alhos com míscaros, a vazia de vitela com batata Ponte Nova e molho Madeira ou o rabo de boi estufado em vinho tinto com puré de batata.

Há opções vegetarianas na carta como a trouxa de legumes gratinados com queijo Rabaçal, o risotto de cogumelos ou o caril de vegetais com arroz branco. Para terminar numa nota doce, ficámos a saber que estarão bem servidos com a tarte de chocolate com gelado de leite condensado ou com as farófias com leite creme e crumble de canela. A carta de vinhos apresenta uma escolha de rótulos de todas as regiões do país mas, pela proximidade, há uma boa selecção de vinhos da Bairrada e do Dão.

Como não resistimos a uma novidade, fomos experimentar o menu de almoço, disponível de terça a sexta-feira. Os pratos são diferentes em cada semana e, por 10€, pudemos provar um creme de grão de bico com crocantes de bacon e cachaço de bacalhau confitado com migas. O menu inclui ainda pão, um copo de bebida e café. O espaço é acolhedor e o ambiente muito tranquilo. Num dia de semana, no período de almoço, não tivemos dificuldade em estacionar o carro e não precisámos de reservar mesa.

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.