COMES & BEBES

E agora um almoço diferente com sabor a Leste Europeu

Petiscos surpreendentes no discreto restaurante nas Galeria Topázio em Coimbra.

Em frente ao Parque Verde, na margem direito do Rio Mondego, dentro das Galerias Topázio, há um restaurante onde podem provar alguns petiscos bem interessantes do Leste da Europa. Não está sempre aberto, nem tudo no menu está disponível, mas vale a pena tentar a sorte, nem que seja para dizer que já provaram outra coisa russa para além da salada.

O Samovar é dos mesmos donos do pequeno mini-mercado de produtos de países como a Rússia e Ucrânia, que fica mesmo à entrada das Galerias Topázio. Com 8€ provam uma deliciosa sopa Solyanka – feita com tomate, arroz, um pouco de batata e outras verduras -, um Vareniki de batata e cogumelos e uma Batatinha, que é um pequeno croquete de chocolate e bolacha, tudo acompanhado com uma cerveja original da Rússia. Sem álcool, segundo a funcionária, porque os 0,5‰ no rótulo para os russos não conta.

Os preços são bem acessíveis e sim, há salada russa, ou melhor Olivje, e também Vinagret, só que demora um pouco mais porque é preparada na hora. Também outras variedades de Vareniki, requeijão doce e requeijão salgado, Pelmeni, que é com carne de vaca ou carne de aves, e Salsichas com puré de batata. Por 1,20€ comem um belo crepe, doce ou salgado.

Já agora, Samovar é um utensílio culinário de origem russa, utilizado para aquecer água e servir chá, muito apreciado pelos czares, tanto que aparece com frequência na literatura russa do século 19, obras de nomes como Tolstoi, Dostoievski e Máximo Gorki.

Se quiserem aproveitar, vale a pena conhecer também a Cozinha Consciente, no mesmo edifício, e, se ficaram fãs da comida de Leste, a loja Troika, na Rua do Brasil.

Bom apetite!

 

SAMOVAR
Galerias Topázio – Rua Olivença nº 9,11 e 24 – Coimbra

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.