FIT

Atletas de todo o Mundo vão mostrar o que valem nas Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto são a combinação perfeita entre natureza, desporto e cultura.

Durante 4 dias, entre 6 e 9 de Junho, as Aldeias do Xisto vão servir de cenário ao Campeonato do Mundo de Trail Running (Campeonato do Mundo), uma competição que vai reunir os melhores atletas nacionais e internacionais em corrida de montanha. Esta é uma oportunidade única para todos os que se querem desafiar a descobrir estes trilhos de xisto numa das zonas mais surpreendentes do país.

O percurso do Campeonato do Mundo começa na vila de Miranda do Corvo, passa pelo Parque Biológico e a Aldeia do Xisto de Gondramaz, continuando pelos épicos trilhos da Lousã. A peregrinação atlética encerra, no dia 9, com a famosa prova Ultra do Trilho dos Abutres, a corrida mais emblemática e evento de referência em Portugal que conta já com a 9.ª edição, que consiste num circuito conhecido pela dureza dos seus caminhos e as paisagens arrebatadoras da Serra da Lousã. 

UTA Trilhos dos Abutres, Aldeias do Xisto.jpg

Para os que já foram assistir ou participar nos Trilhos dos Abutres, a novidade é que, ao contrário das habituais intempéries de Janeiro, esta prova vai ser influenciada pela Primavera de Junho – um factor que poderá ser significativo na performance dos atletas, ao longo de 42km em regime de semi-autosuficiência. A corrida que consagra o título de campeã e campeão do mundo, nas categorias masculina, feminina e de equipa, está marcada para o segundo dia do evento.

image008.jpg

Não é de espantar que este canto português esteja pronto para receber selecções de mais de 50 países, mobilizando ao todo mais de 500 atletas. Nas Aldeias do Xisto existe uma cultura de desporto para todos e a qualidade dos equipamentos, infraestruturas, serviços e informação disponíveis, tornam este destino ideal para o turismo activo.

Inserida numa paisagem envolvente de rios, vales e serras, o Centro de Trail Running e BTT das Aldeias do Xisto, localizado na Casa dos Reis (Vila Nova, Miranda do Corvo), é uma infraestrutura de apoio às actividades de trail running e de BTT da região, complementada por uma rede de percursos. Realizam-se estágios, pequenos seminários e workshops, já que este Centro dispõe de instalações para estadia e preparação física de atletas, estação de serviços para bicicletas e balneários, complementadas por uma rede de percursos sinalizados de Trail Running e de BTT, assim como três estações de serviço para bicicletas (Gondramaz, Quinta da Paiva e Semide).

Existem 14 percursos cicláveis, num total de cerca de 230 Km, com 4 níveis de dificuldade que permitem percorrer a quase totalidade do concelho, pedalando em plena natureza, observando pinheiros, carvalhos, castanheiros, diferentes cores e diferentes paisagens ao longo do ano.

Lançamo-vos este desafio memorável que serve de ponto de partida para a descoberta daquele território deslumbrante. Bons passeios!

 

6 A 9 JUN | CAMPEONATO DO MUNDO DE TRAIL RUNNING
Aldeias do Xisto
Informações: Campeonato do Mundo de Trail Running e Trilhos dos Abutres

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.