Há uma ostra no Parque com uma exposição lá dentro

Além do sol e do calor, há mais um excelente motivo para dar um passeio ao Parque Dr. Manuel Braga, em Coimbra, por estes dias. Até 25 de Maio podem ver a exposição Incolor de Bordalo II, Forest Dump e Miguel Januário, no Museu da Água. São nomes que não são desconhecidos de quem acompanha a arte urbana ou contemporânea que se faz em Portugal, e que, para quem não gosta, sugerimos que aproveite para conhecer até porque, mais do que uma mostra, as obras são um alerta para um problema de todos: a poluição dos oceanos.

Incolor é como a água devia ser: sem contaminação, sem plásticos, sem microplásticos, sem poluição e sem gastos absurdos que a tornem inexistente em vez de transparente.

Esculturas como uma ostra gigante, um peixe, uma tartaruga e uma instalação de um WC contaminado são de Bordalo II, o artista Artur Bordalo, neto do pintor Real Bordalo, que cria peças de grandes dimensões com lixo e desperdício. A ideia aqui, como em praticamente todas as obras, é denunciar a devastação feita pela sociedade de consumo sobre a natureza.

Forest Dump, ou Tomás Correia João, é o autor dos Fósseis Futuros que nos fazem pensar que um dia vão ser beatas, telemóveis e palhinhas petrificadas os vestígios da Humanidade (auto)extinta. Também há vídeos e trabalhos de Miguel Januário, que tem o nome artístico de ±maismenos±, e também é uma referência no panorama nacional e internacional da arte urbana. 

Já falámos do problema da poluição nos oceanos em artigos como esteeste ou este, e recentemente o jornal Público, por exemplo, noticiou que a ilha de plástico do Pacífico Norte que tem 17 vezes o tamanho de Portugaluma ilha em que não se pode caminhar, toda feita de plástico flutuante, que os cientistas estimam agora que é maior do que se pensava com cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados.

 

ATÉ 26 MAIO | INCOLOR
Museu da Água – Parque Dr. Manuel Braga – Coimbra
FacebookSite
Horário: 3ª a Dom – 10h – 13 | 14h – 18h
Contactos: 239 102 115 | 
ma@aguasdecoimbra.pt
Entrada livre

 

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.