Sabiam que existe um Arquivo Digital do Centro Histórico?

Esta é daquelas ideias que mostra que a tecnologia não anda de costas viradas para o passado. Imaginem um sítio online onde podem procurar registos audio, vídeo, fotografias e bibliografia sobre uma determinada zona e basta percorrer o mapa com o cursor do rato para ir espreitando esta e aquela informação. Ora bem, já existe isso para o Centro Histórico de Coimbra.

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra é uma plataforma que pretende reunir conhecimento sobre o Centro Histórico de Coimbra. E não é apenas uma morada virtual para teses de doutoramento: todos podem não só consultar mas também publicar documentos sobre o Centro Histórico de Coimbra – basta que entrem no site, seleccionem o campo Publicar no menu do lado direito e preencham os campos necessários relativos aos conteúdos que querem adicionar.

Esta parceria entre o Jazz ao Centro Clube, o Departamento de Engenharia Informática e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) concretizou-se através do projecto de Mestrado de Daniel Lopes, na área do Design e Multimédia, para criação de um website que materializa a ideia e se apresenta como a primeira etapa desta iniciativa.

Numa segunda etapa, a colaboração estende-se à FEUC (Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, Licenciatura e Mestrado em Sociologia) e ao Centro de Estudos Sociais (CES), cujos contributos se vão traduzir sobretudo na pesquisa, produção e inserção de conteúdos, através do envolvimento de estudantes de licenciatura e mestrado.

São dois os principais objectivos desta plataforma digital: por um lado, constituir-se como um núcleo agregador de conhecimento sobre o Centro Histórico de Coimbra, e por outro lado tornar-se numa ferramenta que desperte a criação artística. Com base nos conteúdos reunidos na plataforma, podem surgir projectos que criam relações entre a Academia e a Cidade para o desenvolvimento de iniciativas comunitárias, de pensamento critico e criativo para a Cidada(nia).

arquivo digital centro histórico

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.