FIT

No Domingo podem provar comida venezuelana e ver jogos de baseball

Um dos melhores campos de baseball do país fica na Barreira da Malhada.

Vamos situar-vos no espaço: a Barreira da Malhada é uma aldeia que fica na freguesia dos Covões e Camarneira, no norte do município de Cantanhede (concelho de Coimbra) e tem cerca de 130 habitantes – mas por ser um sítio pequeno, não significa que não tenha muito que se lhe diga.

BASEBALL E AREPAS

BASEBALL

baseball é uma modalidade que se joga num campo em forma triangular, em que 2 equipas de 9 jogadores cada ocupam, alternadamente, as posições de ataque e defesa. O objectivo é pontuar batendo com um bastão numa bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo.

Com grande tradição nos Estados Unidos da América, mas também nos países sul americanos, não é um desporto com grandes raízes no nosso país. Apesar disso, esta modalidade já tem vários clubes em Portugal.

Ora, por volta do ano de 1998, a direcção da Associação Recreativa e Cultural de Malhada (ARCUMA) aceitou de mãos abertas a iniciativa dum grupo de pessoas em fomentar e praticar o baseball. Mas como é os habitantes da Barreira da Malhada se lembraram disto? Tudo aconteceu porque um grupo de amigos, emigrantes regressados a Portugal, jogaram baseball na Venezuela e nos EUA. Depois de um par de conversas, contactaram a ARCUMA e avançaram com a formação de uma equipa para competir – surgiam os Latinos da Bairrada Baseball Club. Mais: o trabalho da ARCUMA e daquela comunidade fez surgir naquele lugar pacato um dos melhores campos de baseball do país.

Hoje em dia, a equipa dos Latinos foi extinta mas a equipa de Aveiro (Piratas de Aveiro) aparece todos os domingos para treinar, das 9h às 13h. A equipa é de adultos mas a ideia é formar também uma equipa de juvenis.

FESTA DA AREPA

No Domingo, dia 24 de Março, entre as 10h e as 19h, vai ser dia de festa (a Festa da Arepa) para aquelas bandas. Como a maioria da população da terra e arredores esteve na Venezuela, não só se vai realizar um torneio de baseball com uma equipa espanhola, de Vigo, como é a oportunidade ideal para experimentar algumas das comidas tradicionais mais apreciadas, as arepas e empanadas. Ambas podem ser recheadas com as mais variadas carnes ou atum. As que mais se fazem é carne de vaca, porco e frango. Este evento tem como objectivo principal angariar fundos mas, acima de tudo, conviver.

ARCUMA

A ARCUMA é um organismo fundado em 1999 que ficou conhecida pela criação da equipa de baseball mas, se durante mais de uma década esteve apenas virada para o desporto, actualmente desenvolvem-se outras actividades como aulas de ginástica, aulas de viola e a organização de eventos: desfile de vestidos de noiva antigos, participação na Expofacic com uma das tasquinhas, aulas de Zumba, e o Festival Cata Sonhos que decorre em Cantanhede.

Uma nota particular é que a maioria dos eventos realizados pela ARCUMA tem cariz solidário e ajudam algumas outras entidades e associações como os Bombeiros, a Obra Frei Gil, entre outros.

Se quiserem acompanhar todas as iniciativas, basta seguir a ARCUMA no Facebook.

 

É o que vos dizemos: esta nossa região guarda segredos especiais. Baseball e arepas na Barreira da Malhada, quem diria?

 

24 MAR | 10H-19H | FESTA DA AREPA COM TORNEIO DE BASEBALL
Campo da Barreira da Malhada (coordenadas GPS: 40.467855,-8.596921)
Facebook
Entrada gratuita

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.