Contribuir small-arrow
Voltar à home

Também já se perguntaram sobre quem é o homem neste mural?

A Mistaker Maker vai voltar a gravar rostos da cidade desta vez com bordado.

Partilha

Impossível passar e não reparar. Mais do que isso, não perguntar: quem é? Quem fez? O mural que chama todas as atenções nas escadas de São Bartolomeu, na Baixa de Coimbra, foi fruto do FIO |Memórias Como Matéria-Prima, um projeto da Câmara Municipal de Coimbra feito pela Mistaker Maker, que é uma plataforma de intervenção artística.

Foi levado a cabo no ano de reabertura do Convento São Francisco, em 2016, e consistiu na pintura de rostos de pessoas ligadas à Fábrica de Lanifícios de Santa Clara em vários espaços da cidade, localidades vizinhas e no interior do Convento. O homem no mural é Jayme Planas Coronellas, fundador da Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, em 1888. Samina foi o artista urbano que o pintou.

Mistaker Maker

A plataforma produz e promove arte contemporânea, em todas as suas (novas) formas de expressão, e tem por missão estimular informalmente a integração de públicos heterogéneos, reforçar a massa crítica e, não só criar novos produtos artísticos, como acrescentar valor económico, social e cultural. Três anos depois de FIO, e depois de uma nova recolha de memórias, criaram FIO 2 com 3 workshops de bordado sobre fotografia em locais emblemáticos da cidade, como o Café Santa Cruz e o Ateneu, orientados pela iniciativa A Avó Veio Trabalhar, de aprendizagem e partilha através da utilização dos lavores tradicionais e do design. A ideia do projecto foi criar linhas de contacto entre arte, cultura e comunidade, com base nas memórias do trabalho realizado na Fábrica de Lanifícios, que laborou no espaço do Convento São Francisco, hoje espaço multifuncional gerido pela CMC.

A vida da unidade têxtil e as diversas gerações de empreendedores e trabalhadores que por lá passaram serviram de mote ao processo artístico FIO que permitiu descobrir um pouco mais sobre a história do Convento e conferir uma renovada carga emocional ao espaço. 

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Artigo actualizado às 12h30 de 11 de Março de 2020

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading