FIT

Há um laboratório do sexo em Coimbra que vos quer tratar da saúde

Tratamentos gratuitos durante 3 meses para os voluntários.

Sofrem de disfunção eréctil, ou os vossos companheiros? Ou seja, há mais de 3 meses que não conseguem ter ou manter uma erecção que permita uma actividade sexual satisfatória? Segundo um estudo recente a impotência sexual afecta cerca de 10% dos homens portugueses, ou seja, cerca de meio milhão de pessoas, por isso é bastante provável que sim. Está neste momento a ser feito um estudo clínico em Coimbra que oferece tratamentos gratuitos, completamente seguros, durante 3 meses.

O trabalho pioneiro já foi feito em Lisboa e no Porto e está a ser levado a cabo, entre outros especialistas, por Ana Gomes, investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (SexLab), responsável também pelo estudo de que falámos em cima. Estamos a recrutar participantes na zona centro do país porque é um estudo com um grande potencial terapêutico e gostaríamos de chegar o mais possível a todos aqueles que se deparam com dificuldades desta natureza para assim poderem ter acesso, de forma totalmente gratuita, a um tratamento que se está a revelar muito promissor, disse-nos a psicóloga clínica e especialista em terapia sexual.

Segundo Ana Gomes as taxas de prevalência encontradas não são exclusivas do nosso país mas reflectem uma tendência verificada a nível mundial, por isso é urgente agir e esclarecer. Se vocês ou os vossos companheiros estiverem interessados em participar, das duas uma, podem escolher entre receber tratamento psicológico ou farmacológico, durante um período de 3 meses. Só têm de ter entre os 18 e os 50 anos, estar numa relação heterossexual há pelo menos 6 meses, e apresentar dificuldades de erecção sem causa médica associada.

As sessões terapêuticas são totalmente confidenciais e conduzidas por psicólogos clínicos com formação especializada em terapia sexual reconhecidos pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, segundo nos assegurou Ana Gomes, e vários estudos internacionais já têm demonstrado a eficácia da intervenção psicológica em inúmeras perturbações emocionais (como a ansiedade, depressã§o, etc).

Se quiserem saber mais sobre o SexLab podem ver aqui, o grupo dedica-se à investigação na área da sexualidade humana para permitir aprofundar conhecimentos e ampliar as possibilidades de prevenção e intervenção ao nível de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual, bem como ao nível da promoção da saúde e bem-estar sexual.

O estudo conta com o apoio científico da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Delegação Regional Centro da OPP (Coimbra) e pode ter implicações muito importantes no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tratamentos psicológicos. 

 

SEXLAB
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen – Porto
Site | FacebookTwitter 
Contactos: sexlab.fpceup@gmail.com | 220 428 908

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.