CIDADE

O que é isso de sermos Capital Europeia da Cultura?

Dia 16 de Março podem ir Convento de São Francisco descobrir e perceber.

Quem acha que Coimbra tem a história, o prestígio e o património material e imaterial para ser uma Capital Europeia da Cultura? A primeira foi Atenas, há mais de 30 anos, e as últimas foram Valeta, em Malta, e Leeuwarden, nos Países Baixos. Quando uma cidade é escolhida pela União Europeia para ser Capital Europeia da Cultura, muita coisa acontece durante 1 ano, em que a cidade passa a ser basicamente o centro das atenções de todo o continente e pode mostrar a vida e o desenvolvimento que tem. 

A autarquia e vários agentes locais acreditam que a Coimbra pode e deve ser a Capital Europeia da Cultura em 2027, e como a própria candidatura não é uma coisa que acontece do pé para a mão, o grupo de trabalho responsável já começou a promover iniciativas de reflexão sobre a cidades, ligação a instituições, agentes e operadores culturais. Uma delas vai acontecer já no dia dia 16 de Março e vocês podem participar.

O que deve ser uma Capital Europeia da Cultura no século XXI? É essa dúvida o ponto de partida do debate internacional FOR1C no Convento São Francisco, em Coimbra, com entrada livre para toda a comunidade. Artur Santos Silva, Boaventura Sousa Santos, Clara Almeida Santos, Edson Athayde, Hugo de Greef, Isabel Pires de Lima, Jean-François Chougnet, José António Bandeirinha e Ludovic Thilly vão ser alguns dos oradores do FOR1C – Uma Capital Europeia da Cultura no Século XXI, nomes nacionais e internacionais para trazerem um olhar de fora à candidatura de Coimbra.

Captura de ecrã 2019-03-12, às 16.49.46

A plataforma chama-se FOR1C porque se lê Fórum C – espaço de reflexão e discussão em torno da letra C de Coimbra, mas também de Cultura, Conhecimento, Ciência, Comunidade, Cidadania, e, naturalmente, de Candidatura a Capital Europeia da Cultura -, cuja ideia é que a união que faz a força, por isso é preciso juntar os pensamentos e sonhos de todos For One Capital (por uma capital, em português).

Vamos juntar-nos à procura de uma Coimbra em que a cultura europeia se reencontre e reinvente?

 

16 MAR | 10h às 20h | FOR1C
Convento São Francisco, em Coimbra
Entrada livre

Native ad

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.