PASSEIOS

Vai haver 3 visitas guiadas gratuitas este mês

Podem descobrir património menos conhecido e algumas das personagens históricas mais ligadas a Coimbra.

As Mulheres em Coimbra é uma visita guiada que percorre algumas ruas da Alta da cidade evocando figuras do povo e da realeza, cuja popularidade permanece no tempo e na memória nacional. Mulheres como Inês de Castro, Isabel de Aragão, Maria Marrafa, a Tricana, Domitília Carvalho, Regina Quintanilha ou ainda a Princesa Cindazunda, intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à cultura e difusão da cidade no Mundo vão ser o assunto da visita guiada organizada pela Câmara Municipal de Coimbra dia 12, às 15h. O encontro é em frente à Sé Nova.

Dia 21, é a vez de Zeca Afonso. Podem descobrir espaços (exteriores) associados ao período que o músico passou em Coimbra, desde os tempos de liceu e conclusão dos estudos na Universidade à carreira docente, da qual é expulso por razões políticas. É uma oportunidade para recordar José Afonso quer enquanto músico, quer enquanto poeta, para sempre ligado à liberdade, a cerca de um mês do dia das comemorações da Revolução dos Cravos. O local de encontro, neste caso, é no Largo D. Dinis, também às 15h.

Completamente diferente mas não menos interessante vai ser o roteiro A Inquisição em Coimbra, dia 26. É uma visita guiada a espaços (exteriores) associados ao período em que o Tribunal da Fé esteve instalado em Coimbra, relacionando-o com o desenvolvimento em Portugal, desde a fundação até à extinção. Período conturbado da história mundial, onde o poder eclesiástico se revela mais forte e influente do que o poder político, com todas as conotações negativas que daí advieram e que se fizeram sentir à época, é um momento marcante que moldou toda uma nova geração de pensadores e, por isso, acaba por formar uma nova consciência que muda a forma de sentir e de estar. O encontro é no Pátio da Inquisição às 15h.

Bons passeios!

.

.
12, 21, 26 MARÇO | 15H | ROTEIROS DE COIMBRA
Câmara Municipal de Coimbra
Inscrição telefónica ou presencial
Contactos: 239 857 500 (Casa Aninhas) ou 239 702 630 (Casa Municipal da Cultura).
Entrada livre mas com eventuais entradas pagas ao longo dos percursos que são da responsabilidade dos participantes

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.