MIÚDOS

Digam aos miúdos que vem aí o Lobo Mau e vai ser espectacular!

8 e 10 de Março têm quase 30 filmes para ver gratuitamente na Casa da Cultura.

Nas manhãs de Sábado e Domingo, 9 e 10 de Março, a Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura vai transformar-se num autêntico festival de cinema de animação durante a Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada. Vão ser 27 curtas-metragens de animação para toda a família, algumas ligeiramente mais assustadoras que outras.

Pelas 10h arranca a selecção da Casa da Animação – Associação Cultural, para maiores de 6 anos, e às 11h30, em ambos os dias, é a vez da selecção Lobo Mau do Motelx – Festival Internacional de Cinema de Terror, que explora a afinidade do conto infantil com o universo do terror, ainda que os filmes sejam pouco aterradores e considerados, por muitos autores, como contos de fadas para adultos. Dia 10, Domingo, é a vez dos Filminhos infantis à solta pelo país (Zero em Comportamento) para pequenos com 4 ou mais anos. A entrada é gratuita. Vejam em baixo todos os filmes que vão ser exibidos e respectivas sinopses.

 

SÁB | 9 MARÇO

 

10H00 | Sala Polivalente | Casa da Animação

 

Sabaku
de Marlies van der Wel (Países Baixos, 2016, 2’18’’)
Sinopse | Um pássaro procura um novo amiguinho depois do anterior ter desaparecido.

anatole105-500x270.jpg

A Pequena Caçarola do Anatole
(La Petite Casserole d’Anatole), de Eric Montchaud (França, 2014, 6’)
Sinopse | Anatole está sempre a carregar a sua pequena caçarola consigo. Ela um dia caiu em cima dele e ninguém sabe ao certo como ou por que motivo. Desde então, a caçarola prende-se em tudo e impede-o de seguir em frente. Um dia ele cansa-se e decide esconderse mas neste caso – e felizmente – as coisas não são assim tão simples.

A Bicicleta do Elefante
(
Le Vélo d’Éléphant), de Olesya Shchukina (França/Bélgica, 2014, 9’)
Sinopse | Um elefante vive normalmente numa cidade e trabalha como varredor. Um dia, vê um enorme outdoor com a imagem de uma bicicleta que parecia completamente adaptada às suas características. A partir desse momento, a vida do elefante muda: ele quer, a todo custo, conseguir aquela bicicleta!

O Coelho e o Veado
(
Rabbit and Deer), de Péter Vácz (Hungria, 2013, 16’)
Sinopse | A amizade entre o Coelho e o Veado é posta em causa devido à curiosidade e insistência do Veado em encontrar a fórmula secreta para aceder à terceira dimensão.

A Lei do Mais Forte
(
La Loi du Plus Fort), de Pascale Hecquet (França/Bélgica, 2015, 6’6’’)
Sinopse | Um macaquinho faz um esforço hercúleo para conseguir agarrar uma enorme banana. Mas um macaco maior do que ele, no momento em que ele agarra a banana, rouba-a e assim sucessivamente. O macaquinho, por sua conta e risco, elabora uma estratégia para conseguir comer a maior parte da banana.

Ilha
(
Island), de Max Mörtl & Robert Löbel (Alemanha, 2017, 2’30’’)
Sinopse | Escutem os sons de uma ilha quando as criaturas que nela habitam saem dos seus esconderijos.

O Homem que tinha medo de cair
de Joseph Wallace (Reino Unido, 2011, 4’43’’)
Sinopse | Ivor é um homem idoso que tem a sua vida virada de cabeça para baixo depois que o seu vaso de plantas cai, provocando uma série de reações paranoicas.

11:30  | Sustos Curtos 1 (Lobo Mau), MOTELX Coimbra, M/6 anos

 

Médico de Monstro
de Gustavo Teixeira (Brasil, 2017, 11’)
Sinopse | Dudu já escolheu a sua futura profissão, agora terá que enfrentar os seus medos para tornar-se num médico de monstros.

NC1.jpg

Nouvelle Cuisine
de Manuel Reyes Halaby (Espanha, 2017, 5’)
Sinopse | Um chef de cozinha, amante do seu trabalho, tem que preparar um menu muito diferente para um grupo de clientes muito peculiar.

The Passanger
de Chris Jones (Austrália, 2006, 7’)
Sinopse | Nuvens de tempestade reúnem-se quando um tímido leitor faz a sua temida caminhada diária até à estação de comboio. Quando ele descobre o que o espera a bordo percebe que teria ficado melhor na rua à chuva.

Steadfast Stanley
de John Cody Kim (EUA, 2014, 4’)
Sinopse | Stanley, um Pembroke Welsh Corgi, é deixado para trás durante um apocalipse. Tudo o que ele quer fazer é conseguir encontrar o seu dono…

Voltaire
de Jan Snoekx (Bélgica/Países Baixos, 2015, 12’)
Sinopse | Voltaire, um galo meteorológico insignificante de uma capela rural, vive uma vida deprimente. Uma noite, depois de ter sido atingido por um raio, aproveita a oportunidade para se mudar para uma bela catedral ao lado. Mas lá, Voltaire vê-se metido no meio de um assassinato e é forçado a superar os seus maiores medos.

Moroshka_still 3.jpg

Moroshka
de Polina Minchenok (Rússia, 2015, 8’)
Sinopse | Uma aldeia inteira tem medo de um grande lobo mau cinzento. Todos, à exceção de uma menina corajosa que o ajuda e fica amiga desta criatura assustadora.

Decaf
de Christopher Masuabi (África do Sul, 2017, 4’)
Sinopse | Um cachorro chamado Noodle, cheio de energia, quer brincar com o seu amigo gato preguiçoso. Noodle oferece uma chávena de café ao gato MoeMoe, mas a cafeína vai deixando o felino cada vez mais agressivo.

Mythopolis
de Alexandra Hetmerova (República Checa, 2014, 12’)
Sinopse | Um pequeno minotauro, a sua mãe Medusa, um empregado dos correios, Ciclope, os vizinhos, as Irmãs Cinzas… Personagens lendárias da mitologia grega vivem as suas vidas e resolvem os seus problemas no mundo de hoje.

DOM | 10 MARÇO 

10H00 | Filminhos infantis à solta pelo país (Zero em Comportamento) M/4

 

A Grande Migração
(
La grande migration), de Iouri Tcherenkov (Suíça, 2007, 6’)
Sinopse | As divertidas aventuras de um pássaro migrador que se perde dos companheiros, no meio do nevoeiro.

5.jpg

Foxy & Meg Descobrem os Opostos
de André Letria (Portugal, 2010, 3’)
Sinopse | Foxy e Meg são duas amigas bem diferentes e nesta aventura vão descobrir os antónimos! O que será que significa esta palavra?

Paulo Contra o Dragão
(
Paul and the Dragon), de Albert ‘t Hooft e Paco Vink (Holanda, 2008, 24’)
Sinopse | Filme sobre um menino de nove anos a quem é diagnosticado um cancro. O médico explica-lhe que o cancro é como se fosse um dragão no seu corpo, e que precisa ser combatido. Como um verdadeiro herói, Paulo, luta contra o dragão e ganha.

Os Tumblies e o Desenho
(
The Tumblies), de Patrick Raats (Holanda, 2013, 5’)
Sinopse | Entramos no mundo lúdico dos três Tumblies e do seu cãozinho de estimação, que são simpáticos personagens coloridos, feitos de duas, três ou quatro partes e que se estão sempre a desmanchar. Nesta série de 26 episódios não irá faltar diversão, jogo, descoberta e fantasia, sempre em busca de um novo objeto.

Mancha e Manchinhas – A Tempestade de Neve
(Prick Och FLÄC), de Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad (Suécia, 2012, 7’)
Sinopse | Mancha e Manchinhas brincam na neve e divertem-se muito até que uma tempestade aparece do nada e tudo se altera. O que irá acontecer ao Mancha e ao Manchinhas?

miriam-s-broken-pictures_f.jpg

As Aventuras de Miriam: A Moldura Partida
(
Miriam’s Broken Picture), de Priit Tender (Estónia, 2009, 5 ‘)
Sinopse | Alguém partiu a moldura. Miriam assume a culpa em vez do irmão pequeno, mas ele não aguenta e admite a sua própria culpa. Por fim, a Galinha tem que confessar que esteve por trás de tudo.

Um Polvo em Apuros
(Oktapodi), de Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry

Marchand
Quentin Marmier e Emud Mokhberi (França, 2007, 3’)
Sinopse | Um casal de polvos vive um belo romance no interior de um aquário até serem separados por um cozinheiro que retira a fêmea do aquário e leva-a para seu carro, tendo em vista efetuar um belo prato de…polvo. A partir daí, o trio passará por uma série frenética de confusões enquanto o casal de polvos procura fugir e encontrar a sua felicidade.

11H30 | Sustos Curtos 2 (Lobo Mau), MOTELX Coimbra M/6 

 

Dinner Time
de Filip Bihar (Eslovénia, 2016, 1’)
Sinopse | À luz de um candeeiro, dois morcegos estão à espera do jantar.

-rtSJuao.jpg

Mr. Night Has a Day Off
de Ignas Meilunas (Lituânia, 2016, 2’)
Sinopse | Porque estará a noite a mudar o dia? Quando não se gosta de algo, muda-se.

Between the Trees
de Frank Harper (Reino Unido, 2015, 5’)
Sinopse | Um jovem rapaz encontra-se perdido numa floresta quando conhece uma grande e estranha criatura que acaba por se tornar mais útil do que parece.

Que Monstro te Mordeu
de Cao Hamburger (Brasil, 2014, 30’)
Sinopse | Sempre que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida num lugar muito especial: o Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Cabe a Lali, com a ajuda dos seus amigos monstruosos – Luísa, Dedé e Gorgo – resolverem a confusão.

 

7 – 10 MAR | COIMBRA BD – MOSTRA NACIONAL DE BANDA DESENHADA
Casa Municipal da Cultura – Coimbra
Facebook

 

Native ad

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.