CIDADE COMPRAS COOLTURA FIT

Quem quer pôr mãos à obra? Abriu um “open atelier” em Coimbra

Se quiserem aprender a fazer esculturas em barro ou cerâmica é só baterem à porta de Laurens De Geest, na Baixa.

Já tínhamos falado deste espaço na Alta e agora fomos à inauguração do novo Atelier 13, na Baixa de Coimbra. Mas em vez de ser uma loja de arte onde também podem ver o artista a trabalhar, aqui é mais como uma oficina, à vista de todos, onde se podem juntar a ele.

Laurens De Geest é belga e proprietário do espaço que funciona como open atelier, ou ateliê aberto, para quem queira esculpir em barro ou cerâmica, tenha ou não alguma vez experimentado. Com mais de uma década dedicada à arte, o escultor belga mudou-se de malas e bagagens para Coimbra, directamente de Paris, para embarcar nesta nova aventura.

Vim no início do ano visitar a minha a família, que já mora cá, e foi uma questão de oportunidade, contou-nos De Geest durante a inauguração do espaço junto ao Largo do Poço. De Geest é a 3ª geração da família a instalar-se no país, depois dos pais e da irmã. A Baixa tem muito potencial e é um sítio fantástico, atirou Angelique, proprietária de um alojamento local em Vila Nova de Poiares. Com português fluente (além do inglês, flamenco e francês), é ela que vai ajudar o irmão nesta 1ª fase.

Laurens não fala português mas está ansioso por receber os primeiros alunos, sem medo da barreira linguística. Tenho mente bem aberta e sou positivo, vou aprender português e em breve conseguir conversar com toda a gente. As marcações para workshops e sessões de escultura podem ser feitas via Facebook, email ou passando directamente no simpático espaço da rua do Corvo. Só precisam de levar vontade de pôr mãos à obra. Que venham e depois acertamos o resto, podemos começar por fazer peças básicas e depois ir evoluindo até conseguirem fazer aquilo que quiserem. 

As portas do Atelier 13 estão abertas de 3ª a Sábado, e se não quiserem esculpir podem só ir apreciar as peças de Laurens De Geest ou comprar material para fazerem em casa. O primeiro curso de iniciação é nos dias 9, 16 e 23, das 9h30 às 12h.

ATELIER 13
Rua do Corvo, 42 – Coimbra
Facebook
Horário: 3ª a sábado
9h – 18h
5ª 9h – 21h
encerrado ao domingo e 2ª
Contacto: atelier13coimbra@gmail.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.