COMES & BEBES

A melhor chanfana é a lá de casa? Isso é o que vamos ver

Dias 23 e 24 de Março estreia a 1ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana em Cantanhede

A Chanfana e a Lampantana são duas estrelas gastronómicas da Região Centro. Mas se seguramente conhecem a primeira, pode ser que nunca tenham ouvido falar da segunda. Acredita-se que tenham surgido no tempo das Invasões Francesas, na altura em que as tropas estiveram acantonadas na Bairrada antes de seguirem para Coimbra, mas há outras teorias.

Certo é que a Chanfana começou por ser feita com as cabras velhas, já inúteis no rebanho, que depois de abatidas eram cortadas em postas, cobertas de vinho e aguardente, e cozinhadas no forno em caçoilas. Já a Lampantana, é feita de ovelha assada, também numa caçoila de barro e em forno de lenha, servida com batata fardada e grelos.

A Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede vai avançar com a 1ª Mostra Gastronómica da Chanfana e da Lampantana. Vai ser nos dias 23 e 24 de Março, no Largo da Antiga Estação de Comboios, em parceria com a autarquia, União das Freguesias e Pocariça e Fundação Inatel, e com direito a programação cultural.

Por ser uma região vitivinícola, além de confeccionados de forma artesanal pelos associados da colectividade, os pratos vão ser (bem) regados com vinhos da região, e o cardápio também inclui sopa à camponesa, chouriça vinho d’alhos, morcelas e farinheiras, broa de milho e sobremesas típicas como aletria, papas de abóbora e papas de carolo.
.
Parece uma boa oportunidade para provarem ou recordarem estes sabores da terra, ao almoço ou ao jantar – no Sábado a mostra abre pelas 19h com animação dos famosos Caretos da Lagoa de Mira e dois concertos, no Domingo as portas abrem pelas 12h e a festa vai até às 17h ao som de gaiteiros e música tradicional, também com feira à moda antiga.
.
A organização da Mostra diz que estão reunidas as condições para o sucesso. Que dizem, já se saliva desse lado?
.
.
1ª MOSTRA GASTRONÓMICA DA CHANFANA E LAMPANTANA 
Estação de Comboios, Avenida do Brasil – Cantanhede
Facebook
Contactos: 911 527 320 | 933 280 429 | corovoxcaeli.cantanhede@gmail.com

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.