Se gostam de poesia, há um evento que não devem perder

Não é a primeira vez que vos desafiamos para um serão de leituras: o declAMAR Poesia no Salão é um encontro que começou por ser de amigos mas já se alargou a uma pequena comunidade que partilha o gosto pela poesia. Acontece, habitualmente, uma vez por mês, a uma quinta-feira à noite, e tem entrada gratuita. Não precisam de levar absolutamente nada, apenas a vontade de presenciar aquele par de horas que passa ao ritmo dos poemas escolhidos.

A próxima sessão é já na quinta-feira, dia 28 de Fevereiro, às 22h, no Salão Brazil. Se o tema vos interessa, explicamos como tudo acontece: o colectivo que promove o evento de cinco diseurs de poesia está em palco e lê cinco ou seis rondas de poemas seleccionados no âmbito do tema acordado. Assim que termina o alinhamento de leituras, o público é convidado a subir ao palco e fazer uso do microfone, para ler poesia – a sua ou a de outros.

Para cada sessão é definido um tema e apresentado um alinhamento inicial de poetas e poemas. Segue-se um período de microfone aberto ao público para quem queira ler poemas próprios ou alheios. O tema do próximo evento é Sophia & Friends (a Sophia é a de Mello Breyner Andresen e os amigos são vários e todos bons poetas), por ocasião do centenário do nascimento da autora.

O colectivo que promove estes encontros surgiu de uma forma mais ou menos espontânea: o Rui Amado tinha estado em Lisboa, frequentou o Povo, no Cais do Sodré, e também tinha conhecimento de um espaço no Porto, o Café Pinguim, onde se ouve poesia. Porque não criar um espaço, em Coimbra? Assim, desafiou a Olga Coval, e pouco depois juntaram-se Maísa Antunes e Júlia Zuza – estava formado o núcleo essencial que é hoje composto por cinco membros (os dois primeiros co-fundadores – Rui Amado e Olga Coval – a que se juntaram Vanda Ecm, Lurdes Telmo e Catarina Matos).

Estão todos convidados e, caso queiram, só precisam de afinar a voz porque, como nos disse o Rui, o microfone não morde.

 

Na foto: Olga Coval, fotografada por Vladimiro Edgar Gomes 

 

28 FEV | XX declAMAR POESIA NO SALÃO
Salão Brazil, Largo do Poço 3, n.º 1º andar – Coimbra
Entrada livre
Contactos: salaobrazil@gmail.com | 239 837 078

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.