ECO

Esta app é mesmo a vossa praia

Aplicação serve para consultarem e registarem o lixo marinho que encontrarem na nossa costa.

Infelizmente além de sol e areia o que não nas nossas lindas praias é lixo. Coisas de metal, madeira, borracha, vidro, papel e mais de 80% do inimigo número 1: o plástico, como já dissemos aqui, aqui e aqui. Mas sabem que vocês podem fazer a diferença e ajudar a combater a praga? Só precisam de um smartphone ou computador para entrarem nesta aplicação e ajudarem a contabilizar e mapear o lixo marinho nas praias portuguesas.

A app foi desenvolvida por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) e o registo é gratuito. Nasceu da urgência de sensibilizar a população e serve para contribuir para a preservação dos oceanos e alertar as entidades competentes para a urgência na adopção de medidas que permitam acabar com o problema ambiental que é global.

A plataforma também está no Facebook e Instagram. Segundo Filipa Bessa, investigadora do MARE e coordenadora da plataforma, actualmente há muitas iniciativas de limpeza de praias em Portugal, mas é preciso compilar de forma simples e organizada todos os dados que se estão a produzir, para que se possa informar outros actores da sociedade e decisores políticos sobre os níveis de poluição. Qualquer pessoa pode participar, quer em tempo real na praia quer mais tarde. Vamos dar uma mão?

 

APP LIXO MARINHO
Site | Facebook | Instagram
Contacto: lixomarinho.app@gmail.com

 

 

Um comentário

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.