Quem disse que colagens são só para os miúdos?

O programa que descrevemos é justamente a ponte entre a nossa vida quando éramos miúdos e um trabalho criativo e adulto que se vai desenvolver na Oficina das Memórias Fósseis.

Foi o projecto Inspirarte que lançou o desafio a Marcelo Forte de divulgar o seu trabalho artístico através de uma oficina de colagem. O Inspirarte é uma plataforma de divulgação de artistas emergentes, coordenada pela Rita Júlio e Carla Gomes, que se apresenta como uma ideia a borbulhar no espírito de duas entusiastas das artes plásticas.

A nossa sugestão para o fim-de-semana é a de viajarem pelo vosso passado, pelas memórias de infância. Nestas horas de exploração artística, o Marcelo não pretende ensinar uma técnica, mas explorar a criatividade e a inventividade a partir do tema das vivências pessoais de cada um. Naturalmente, existirá alguma orientação relativa às questões da composição, sobreposição e associação de imagens, planeamento, execução e finalização dos trabalhos.

Para esta proposta, a promessa é a de regressarem a casa com colagens feitas a partir de recortes de revistas e outros papéis e imagens que cada participante considerar interessante para levar à oficina.

Marcelo Forte é um artista brasileiro, formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Trabalha a partir de diferentes meios e materiais, como o desenho, a colagem, a assemblage e a fotografia. Desde que concluiu a sua formação, tem participado em exposições colectivas e individuais, salões de arte, residências artísticas, docência universitária, oficinas e intervenções em espaços urbanos no Brasil, Portugal, Espanha e Alemanha.

Actualmente é investigador de doutoramento em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra e colaborador associado na Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), de Portugal.

Na foto de capa: trabalho de Eugénia Fonte

23 FEV | 14H-18H | OFICINA DAS MEMÓRIAS FÓSSEIS
Casa dos Arcos, n.º 35 – Coimbra
Inscrições: têm um custo de 10€ e devem ser efectuadas por e-mail para marceloforteart@gmail.com

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.