Não faltem à chamada: este Carnaval vai ser animado

Muitas vezes, viajamos para outros países e envolvemo-nos em experiências novas mas esquecemo-nos de fazer o mesmo em relação às tradições que se vivem, ano após ano, já aqui ao lado.

Se o Carnaval é, em muitos locais, uma festa organizada à imagem dos festejos brasileiros, com desfiles e samba a tocar, nas Aldeias do Xisto de Góis, o Entrudo tradicional sempre foi festejado de forma simples já que não havia muito dinheiro para comprar materiais, o que ajudava a estimular a criatividade daqueles que se queriam trajar a rigor. Assim, os jovens preparavam várias formas para tapar a cara (não fosse alguém reconhecê-los por azar) com qualquer coisa que houvesse por casa: serapilheiras, fronhas velhas, trapos, um peneiro das abelhas ou até uma máscara feita a partir de cortiça.

O momento alto era a Corrida do Entrudo onde os foliões passavam pelas várias aldeias: brincava-se e quase tudo era permitido, sendo um dos pontos altos o declamar de quadras jocosas sobre os habitantes das aldeias corridas, criadas a partir de pequenas estórias que ocorriam durante o ano.

Recuperada pela Lousitânea, esta tradição tem vindo a animar as ruas de Aigra Nova e das aldeias vizinhas todos os anos no Carnaval.

O programa para o 3 de Março enche as medidas: o dia começa às 8h30 com a recepção dos foliões na Aldeia do Xisto de Aigra Nova. Em seguida, pelas 9h30, começa a Corrida ao Entrudo que chega à Pena às 10h, passa pela Cerdeira às 11h, pelo Esporão às 12h, por Ponte Sotão às 13h e, finalmente, a Aigra Nova, às 13h30 onde todos são bem-vindos num almoço-convívio com um menu de entrudo especial. Ao longo do percurso, tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas.

A partir as 15h, a tarde segue animada com um bailarico e animação com o Grupo de Concertinas do Machio (Pampilhosa da Serra), um ateliê de construção de máscaras em cortiça com José Cerdeira, o Jogo do Pau, com o presunto e o bacalhau, a III Edição do Desfile de Entrudo com a presença de foliões e o soltar das quadras jocosas.

A participação na iniciativa é gratuita. O almoço tem o custo de 5€ e devem efectuar inscrição: podem inscrever-se aqui e planear toda a estadia aqui.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.