Queremos provar o teu bacalhau, Maria

Perguntam-lhe sempre se é a Maria, mas Eva Duarte é tudo menos a responsável pelo nome do restaurante Maria Portuguesa. Antigamente o velhinho azulejo das Bolachas Nacional que está à porta tinha um cano atravessado que fazia com que a letra C na frase A Grande Marca Portuguesa desaparecesse. Foi daí que Ângela Catarino, proprietária do espaço, tirou o nome daquele que é um dos restaurantes mais badalados da Alta de Coimbra.
.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A culpa é do Trip Advisor e da fama dos pitéus de Eva e dos restantes funcionários. Há comida tradicional portuguesa com um cunho diferente e vários pratos vegetarianos e veganos criados de raíz. O Bacalhau em Cama Redonda é o special one. Roubei a receita à minha avó e só deixei o bacalhau, as natas e o salteado do alho e da cebola, o resto foi criado aqui, contou-nos a responsável. Mas a Açorda de Bacalhau, os Cogumelos Recheados com Bacon ou os Medalhões de Beringela Gratinados também são de comer e chorar por mais. Ou então uma Tábua de Queijos e Enchidos para um lanche ajantarado.
.
Os pratos não são muito grandes mas enganam porque é possível ficar bem satisfeito só com um e não gastar muito mais do que 5€. Mais: a garantia de comer nacional, como as bolachas no azulejo publicitário. Trabalhamos com produtos portugueses e tentamos não ter nada de fora, os fornecedores também são da região para ajudar a economia local, disse-nos EvaAs sobremesas são cada uma melhor do que a outra mas nós temos um fraquinho pelo Pão de Ló Canela e Chocolate e o Doce da Maria. Eva não diz como é feito, mas diz aos clientes que podem tentar adivinhar os ingredientes.
.
Recentemente renovado, o prédio onde fica o Maria Portuguesa é o mesmo onde viveu o músico José Afonso e o estabelecimento presta-lhe homenagem. Há conservas, cervejas artesanais de Coimbra e a nova Lágrima do Mondego para provarem na esplanada ou no espaço interior que, não sendo muito grande, é acolhedor. A Internet traz-nos muitos clientes estrangeiros, mas tenho clientes portugueses que dizem que pararam cá de propósito a caminho de Lisboa ou do Porto, garantiu Eva. E nós desconfiamos por quê.
.
.
.
MARIA PORTUGUESA
Rua Joaquim António de Aguiar 128, Largo da Sé Velha – Coimbra
Instagram | Facebook
Horário: 11h – 0h
Contactos: 925 344 924 | mariaportuguesatapas@gmail.com

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.