MIÚDOS

Agenda dos Pequenitos | 16 e 17 de Fevereiro

Há tanto por onde escolher, só não vale ficar em casa!

SÁB | 16 FEV

LEITURAS E MÚSICA
10H30 | Teatro da Cerca de São Bernardo

Canções do ar e das coisas altas é o nome da obra mais recente do escritor João Pedro Mésseder e da ilustradora Rachel Caiano. Composto por poemas que são letras de canções, trata-se de um livro cantante e o programa de Sábado é, por isso, uma apresentação cantada, com momentos musicais interpretados pelos próprios autores.

Com entrada livre e para todas as idades, a apresentação será seguida de uma oficina de ilustração (entre as 11h30 e as 13h), esta para maiores de 6 anos e com inscrições limitadas, dirigida por Rachel Caiano. Inspirada pelos poemas do livro, a ilustradora, que participa pela terceira vez nos Sábados para a Infância, desafia os mais pequenos a desenharem o que vêem quando olham para as nuvens. Vamos desenhar uma tempestade de animais e construções aéreas, promete Rachel, enquanto organiza os pedacinhos de algodão, as esponjas e as aguarelas que há-de trazer para Coimbra.

 

LEITURA DE CONTO
10H30 | Livraria do Convento São Francisco

Todos os sábados, sempre às 16h45, podem rumar até à livraria do Convento São Francisco para ouvirem histórias. Apareçam e tragam um amigo também, a entrada é livre.

Coimbra tem uma rua
A rua tem um Convento
O Convento tem uma porta
A porta tem uma escada
A escada tem um corredor
O corredor tem uma livraria
A livraria tem um contador
O contador tem ouvidores
Os ouvidores têm dias
Os dias têm sábados
Os sábados, horas em ponto
O ponto que se acrescenta aqui
Aqui está a sessão de contos.

 

FEIRA DO LIVRO DADO
11H | Biblioteca Municipal de Coimbra (Casa da Cultura)

Já lançámos esta sugestão espectacular (para todas as idades): se têm livros em casa que já não lêem, levem-nos até à Casa Municipal da Cultura no Sábado, no dia 16, entre as 11h e as 18h30, e troquem-nos por outros que vos despertem interesse.

Miúdos e graúdos, todos ficam a ganhar com esta circulação de livros que passam a ter uma vida mais alargada e são uma forma de promovermos (e pensarmos!) a partilha, a reutilização e a sustentabilidade nos dias de hoje. Bem para além da troca de livros, este é um espaço de partilha, solidariedade e convívio em torno dos livros.

 

TEATRO
17H | Teatrão

No ano em que se comemora o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, o Teatrão repõe o espetáculo de 2016 que percorre algumas das histórias de referência da autora. O espectáculo destina-se a públicos a partir dos quatro anos e promete que os mais pequenos possam viajar pelas histórias de fantasia e revolução, de fadas, anões e bruxas, de cavaleiros e navegadores que fazem parte dos lugares mágicos dos contos da autora.

Esta será a última sessão para o público geral, acompanhada pelos alunos e profissionais de Língua Gestual Portuguesa da ESEC. Para os pais que tragam os filhos há um desconto de 50% no bilhete!

 

DANÇA
17H | Casa das Artes Bissaya Barreto

Estão de regresso as aulas de dança criativa para os mais novos com Rita Grade. A professora que actualmente lecciona Iniciação de Técnica de Dança Clássica no Conservatório de Música de Coimbra, na EDRG e no serviço educativo do Teatro Virgínia (Torres Novas), promete aulas que são sempre uma nova aventura que deixa a realidade e os pais à porta. A música, os adereços e alguns princípios base de dança são os únicos ajudantes da imaginação nesta oficina.

 

CINEMA
17H15 | Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

No Hemispherium, as tardes de sábados, domingos e feriados são sempre especiais. O Exploratório organizou um programa de matinés hemisféricas com filmes para miúdos e graúdos, sempre com um título diferente para descobrir.

O filme deste fim-de-semana chama-se Animais nossos amigos e leva-nos a viajar com o avô Chico numa grande aventura para ficarmos a conhecer os animais da quinta, da floresta, da savana, do deserto, dos oceanos, dos pólos norte e sul e até alguns que se encontram em perigo de extinção.

 

DOM | 17 FEV

 

LEITURA DE HISTÓRIAS
10H15 | Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

O desafio lançado às famílias é explorar a ciência que se esconde nas páginas dos livros. Nesta sessão de Explorastórias vamos celebrar a geometria, a brincadeira e, claro, a amizade com o livro Triângulo (editora Orfeu Negro), de Mac Barnett e Jon Klassen.

Um dia, o Triângulo atravessou a porta e saiu de casa. Ia pregar uma valente partida ao Quadrado… O Triângulo passou por triângulos pequenos, triângulos médios e triângulos grandes. Até que chegou a casa do Quadrado e disse «SSSSSSS», como se fosse uma cobra. Acontece que o Quadrado tinha medo de cobras!…

 

LEITURA DE CONTOS
12h15 | Almedina – Estádio Cidade de Coimbra

Ao Domingo, a livraria Almedina do Estádio costuma receber os mais novos para uma sessão de contos. Desta vez, o livro escolhido é O Coala que foi capaz. A entrada é livre.

O Kevin é um coala que gosta de manter tudo na mesma, exatamente na mesma. Mas quando um dia a mudança surge sem ser convidada, o Kevin descobre que a vida pode estar cheia de novidades e ser maravilhosa. Dos criadores de O Leão Que Temos Cá Dentro, esta é uma história bem engraçada para quem acha que a mudança é um bocadinho preocupante. 

CINEMA
17H15 | Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

No Hemispherium, as tardes de sábados, domingos e feriados são sempre especiais. O Exploratório organizou um programa de matinés hemisféricas com filmes para miúdos e graúdos, sempre com um título diferente para descobrir.

O filme deste fim-de-semana chama-se Animais nossos amigos e leva-nos a viajar com o avô Chico numa grande aventura para ficarmos a conhecer os animais da quinta, da floresta, da savana, do deserto, dos oceanos, dos pólos norte e sul e até alguns que se encontram em perigo de extinção.

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.