FIT MIÚDOS

Os miúdos queixam-se da comida na escola?

O tema da alimentação nas escolas está na ordem do dia.

A escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável e de actividade física como diz a Direcção-Geral da Saúde.

Cada vez mais, a sociedade está desperta para a importância de escolhas saudáveis nos cardápios, tanto na qualidade dos alimentos como na quantidade oferecida. Ora, se as escolas forem locais onde as mesas apresentam escolhas contrárias ao que é ensinado no interior das salas de aulas (e em casa), torna-se difícil a missão do professor, da própria escola e dos encarregados de educação.

Nos últimos anos, diversas orientações foram produzidas pelo Ministério da Educação em conjunto com a Saúde para que a oferta de alimentos no interior das escolas seja cada vez mais saudável, sem perder contudo o seu sabor e diversidade.

Enquanto aguardamos a contratação de nutricionistas, perguntámos à nutricionista Maria João Campos o que podemos fazer, no papel de pais ou cuidadores, para aprofundarmos mais esta questão da alimentação nas escolas. A Maria João indicou um conjunto de questões que vos podem ajudar a determinar se os vossos filhos frequentam uma escola amiga da boa alimentação.

#1. Quando vão deixar o vosso filho à escola têm acesso simples à ementa da semana? E está disponível on line?

#2. Entendem o que o vosso filho vai comer? (Exemplo: Expressões como: arroz colorido não são bem vindas)

#3. O refeitório da escola é empático? Confortável? Tem mobiliário adequado? É pouco ruidoso?

#4. A escola do vosso filho dinamiza estratégias e actividades de promoção de uma alimentação saudável, variada e criativa?

#5. Há alimentos que a escola define como não recomendados para o vosso filho levar na lancheira? E há restrições nas prendinhas dos dias de aniversário?

#6. Existem na escola locais acessíveis para que o vosso filho possa reabastecer o seu cantil de água?

Se responderam sim! a todas estas questões, fiquem descansados porque a alimentação dos mais novos é cuidada.

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.