Levam (pelo menos) um livro e trazem os que quiserem para casa

Feira do Livro Dado não é uma novidade. A iniciativa é para todas as idades e o desafio bem simples: se têm livros em casa que já não lêem, levem-nos até à Casa Municipal da Cultura no Sábado, no dia 16, entre as 11h e as 18h30, e troquem-nos por outros que vos despertem interesse. 

Miúdos e graúdos, todos ficam a ganhar com a circulação de livros que passam a ter uma vida mais alargada e são uma forma de promover (e pensar) a partilha, a reutilização e a sustentabilidade nos dias de hoje. Além da troca, é um espaço de partilha, solidariedade e convívio em torno dos livros.

Como funciona?

Levam pelo menos um livro e podem levar para casa os que quiserem, sem limite. Na Feira do Livro Dado podem trocar todo o tipo de livros excepto livros escolares, uma vez que já existem associações e colectivos que se dedicam a essa recolha. Esta é uma iniciativa da Casa da Esquina em parceria com a Biblioteca Municipal de Coimbra, Banco de Tempo, Biblioteca Norte Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, Casa do Sal da Figueira da Foz, União das Freguesias de Coimbra, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Livraria Dr. Kartoon e Graal.

 

Motivações

Se ainda precisam de razões para irem à Feira a organização reuniu alguns junto de quem já participou: poupam as árvores o que faz bem à naturezaencontram-se pérolasé uma forma de manter livros em movimento em vez de ficarem a apanhar pó nas estantesfaz surgir discussões caseiras sobre que livros levar e não levareleva a auto estima quando fizemos boas escolhaspromove a auto-crítica quando pensamos porque comprámos aquele livroinspiram uma sociedade menos materialistaencontram pessoas novas e outras que já não viam há muito tempopodem encontrar livros raros e com dedicatória.

Já agora, a organização precisa de ajuda para o dia da Feira por isso, se tiverem disponibilidade para se voluntariar naquele dia, podem inscrever-se aqui.

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.