A Rua do Brasil tem uma Troika com vodkas, matrioskas e pierogis

Em russo, Troika significa carro ou trenó puxado por 3 cavalos. Desafiamo-vos a procurarem a palavra algures na longa e movimentada Rua do Brasil, em Coimbra. É lá que fica a pequena loja com esse mesmo nome, recheada de produtos originários de países como a Rússia, Polónia, Ucrânia e Roménia, entre outros.

É uma espécie de jardim das delícias do Leste Europeu onde não faltam as célebres matrioskas, vodkas e deliciosos pierogis. Carne, peixe ou vegetariano, congelado ou de conserva, doce ou salgado, há de tudo e a maioria escrito em alfabeto cirílico. 

Irina, a gerente, disse-nos que abriu a loja há 2 anos por sentir que havia muitos ucranianos e russos na cidadeMas se antes eram eles os clientes, agora também tem muita clientela portuguesa regular e turistas curiosos.

O horário continuado é uma grande vantagem: estão abertos 7 dias por semana e feriados. No Natal as pessoas entravam e diziam: Graças a Deus que estão abertos!, contou-nos a comerciante natural do Cazaquistão, a viver em Coimbra há 18 anos. É com muita energia e orgulho que Irina apresenta todos os produtos da loja, inclusive livros da terra de Liev Tolstoi e Fiodor Dostoievski.

Espreitem os livros infantis e vão descobrir a Masha e o Urso na versão original, ao lado do chá, biscoitos e caixas de bombons com imagens do Hermitage. Até os sacos de plástico são originais. Os preços são muito variados, é ir, experimentar e fazer um jantar diferente lá em casa um dia destes.

Texto e fotos: Filipa Queiroz

Artigo actualizado às 17h de 11 de Fevereiro, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.