Em Coimbra as montras têm ouvidos

Centenas de programas e 150 DJs já passaram pela Rádio Baixa. Todos os fins-de-semana, se passarem pelo número 23 da Rua Eduardo Coelho, na Baixa de Coimbra, podem ver e ouvir ao vivo as mais variadas escolhas musicais. Há dias calmos mas é sempre possível que de um momento para o outro se monte uma verdadeira festa. E curiosos temos sempre, contou-nos Sérgio Santos, autor do programa Posto e um dos fundadores da rádio comunitária. Há mantas, almofadas, merchadising da Rádio Baixa e, de vez em quando, Feira de Discos.

Tudo coisas pensadas para terem mais desculpas para lá ir mas a emissão também é filmada e transmitida em directo no site e no Facebook. Às sextas emitem a Matinée da Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto. O projecto arrancou em Abril do ano passado pela mão de Sérgio e 3 cúmplices com vontade de criar uma rádio com montra para a rua, à semelhança de outras no estrangeiro como a Red Ligh Radio (Amesterdão) e a The Lot Radio (Nova Iorque). A Rádio Baixa também está no Youtube, Mixcloud, InstagramTwitter. Na sede é aos Sábados e Domingos das 14h às 20h. 

Música

Passa de tudo na rádio e à porta do número 23. Queremos ter todos os estilos que conseguirmos mas acabam por ser um reflexo das pessoas que temos à nossa volta; aqui em Coimbra é sensivelmente 1/3 electrónica, 1/3 rock e 1/3 outros estilos, disse-nos Sérgio Santos. Ainda não conseguimos ter um programa só dedicado a música clássica contemporânea, por exemplo. O programa mais popular é o Heartcore, de Joana Oliveira. Foi ela que chutou a Sérgio a ideia de ter um pequeno estúdio, depois de ter feito um curso na RUC.

Temos o projecto sustentável mas sem muita folga, revelou-nos Sérgio Santos, mas queremos fazer mais eventos como a Feira de Discos, um aniversário em Abril com programação mais alargada, aproveitar melhor o espaço físico, abrir uma galeria no 1º andar, e dar mais condições aos DJs em termos de material e microfones. Querem ajudá-los? É ir até lá, comprar umas t-shirts ou tote bags e/ou participar na angariação de fundos aqui.

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: Rádio Baixa

Artigo actualizado às 18h de 28 de Fevereiro, 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.