Não nos cansamos de repetir a expressão no meio é que está a virtude já que encaixa que nem uma luva na quantidade de passeios possíveis na cidade e na região Centro: os locais a visitar oferecem todos os confortos necessários para as eventualidades e não acolhem (ainda) a enchente de turistas que lhes tira o carácter ou que dificulta as visitas.
Ao longo de todo o ano, há mil e um pretextos para ficar em casa: está demasiado frio, está a chover, está muito calor, não se aguenta a humidade, há futebol ao Domingo, há um almoço de família, o aniversário do amigo ficou para Sábado à noite, estamos todos cansados da semana de trabalho que passou.
Porque não alterar ligeiramente os planos e sair daqui, nem que seja só por um dia? Talvez andemos a organizar muito os nossos dias úteis mas devemos aplicar o mesmo empenho em relação ao nosso tempo livre. Ir, ver, fazer, experimentar – com amigos, com a família ou sozinhos.
Agarrem nas agendas e vejam como este ano vai estar de pontes e feriados para optimizarem o tempo livre. Não têm ideias de destinos? Já falámos aqui de alguns passeios (mas podem sempre sugerir outros):
São 27 as Aldeias do Xisto distribuídas pela Região Centro, num território de enorme beleza, situado entre Castelo Branco e Coimbra. As montanhas de xisto e aqueles amontoados de pedras formam aldeias que estavam em ruína, a desaparecer mas que se tornaram num destino turístico premiado. Contem com restaurantes que servem comida deliciosa, pessoas simpáticas que sabem receber e alojamento para todo o tipo de bolsos, caso queiram pernoitar. Há ainda praias fluviais e quilómetros de percursos pedestres e de BTT e um sem fim de natureza para onde quer que se olhe.
Explorem a plataforma de reservas Book in Xisto e encontrem o vosso próximo fim-de-semana perfeito.
#2 MONTEMOR-O-VELHO
Um passeio tão bonito e aqui tão perto. A entrada no Castelo é gratuita e, lá de cima, as vistas são deslumbrantes: campos de arrozais no vale do rio Mondego. Pelo caminho, façam uma paragem estratégica n’A Pousadinha para uma queijada de fabrico artesanal.
#3 TOMAR
Não sendo muito grande, Tomar é absolutamente imperdível, mesmo que prefiram ficar sem fazer nada, só a desfrutar da paisagem à beira rio, num dos jardins do centro ou num parapeito do imponente Convento de Cristo. Se precisarem de um roteiro de um dia, espreitem o percurso que sugerimos aqui.
#4 BUSSACO
Explorar a Mata Nacional do Bussaco significa mergulhar numa das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitectónico e cultural. São 105 hectares deslumbrantes e podem escolher deambular sem destino definido ou fazer, até ao fim, um dos trilhos indicados e que têm níveis de dificuldade e durações diferentes.
#5 LEIRIA
Se seguirem as nossas dicas, garantimos contacto com a natureza, arte, património e gulodices do melhor. Quando o Castelo deixar de estar em obras, não deixem de o visitar porque a vista sobre a cidade a partir da Alcáçova, uma das salas mais bonitas, é imperdível.
Bons passeios!