O Popeye chegou aos 90, está como novo e se calhar foi dos espinafres

O Popeye é um óptimo exemplo para dar aos miúdos, pelo menos no que toca a nutrição. Não é por acaso que a personagem de banda desenhada, criada em Janeiro de 1929 por Elzie Crisler Segar, reapareceu numa nova versão para o público infantil aqui, no Youtube. Agora o marinheiro é loiro, tem um apito em vez de um cachimbo e não só come como planta os espinafres, em vez de comer os de lata.

A nutricionista Nanci Baptista explicou-nos por que é que os espinafres são, de facto, espectaculares. Além de terem um valor calórico muito baixo (22 calorias por cada 100g), em termos de vitaminas são dos vegetais mais ricos em ácido fólico e  vitamina A, por exemplo, e também têm muito potássio, fósforo e ferro. Nanci partilhou connosco algumas receitas, bem simples, que ela própria costuma preparar em casa. 

Receitas

Esparregado de espinafres: É preparado normalmente com nabiças cozidas mas pode ser feito com espinafres. Cozinhem os espinafres e adicionem-nos ao refogado feito com azeite e alho, depois adicionem um pouco de farinha para fazer a ligação. No final, temperem com um fio de vinagre. O sabor dos espinafres confere um sabor de mais fácil aceitação por todos.

 

Massa com espinafres: Seja massa com frango, atum ou camarão, os espinafres são sempre um bom ingrediente para complementar e dar cor ao prato! Deve ser o último ingrediente a juntar, porque cozinha rapidamente. É bom para enganar as crianças que torcem o nariz quando vêem verdes, porque vão misturados com a massa. 

Sopa de espinafres e grão: Façam a base ao vosso gosto (batata, cebola, cenoura, etc),  deixem cozinhar e no final triturem com a varinha mágica. Depois voltem ao fogão e adicionem os espinafres e o grão pouco tempo, só até voltar a ferver. Dica: para a sopa ficar mais cremosa adicionem o grão logo na base.

Espinafres salteados com cogumelos frescos: Salteiem os dois ingredientes em azeite e alho e depois temperem com sal e pimenta a gosto. É fácil e rápido para servirem como entrada ou acompanhamento. 

Texto: Filipa Queiroz 
Fotos: Banco de imagens

Artigo actualizado às 14h30 de 11 de Março de 2020

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.