Há mais oportunidades de voluntariado em Coimbra

A SOS Estudante é uma secção cultural da AAC cuja principal actividade é uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção ao suicídio aberta a toda a população portuguesa. Funciona todos os dias entre as 20h e a 1h, excepto nos períodos de férias escolares.

Para além da linha, organiza, em Coimbra, sessões de cinema e debate onde se discutem os temas abordados nas chamadas, por vezes considerados tabus.

Neste momento, a SOS Estudante está à procura de voluntários para o atendimento telefónico, para prestar apoio emocional por telefone e participar em reuniões de voluntários.

Os candidatos devem ser estudantes do ensino superior de Coimbra, maiores de 18, de qualquer área, que tenham interesse no comportamento humano. O processo de recrutamento começa com o envio da inscrição, seguido de uma entrevista de selecção inicial. Posteriormente, terão uma formação teórico-prática com duração de 30 horas (distribuídas entre dois dias da semana) e certificado de participação. Por último, faz-se a entrevista de selecção final.

O prazo de inscrições termina no dia 29 de Janeiro e o recrutamento será feito até ao dia 9 de Fevereiro.

IMG_2365

Ana Oliveira, Vice-Presidente da SOS Estudante, explicou-nos que hoje em dia, há mais chamadas da comunidade estudantil. No início não era tanto assim, talvez pelo medo de ouvirem a voz de um colega do outro lado do telefone. Coimbra é uma cidade pequena e é fundamental manter o anonimato dos voluntários. Quem liga para a Linha ouve uma voz uniforme, tem um atendimento uniforme.

Actualmente, a equipa conta com 5 membros da Direcção e 21 voluntários internos que asseguram o atendimento de todas as chamadas. Há ainda 5 voluntários externos que ajudam noutras tarefas necessárias.

 

SOS ESTUDANTE

Contactos: voluntarios@sosestudante.pt

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.