Já conhecem esta Horta na Cidade?

São questões recorrentes e uma tendência global: o que é que comemos? De onde vem? É biológico? E o preço, é justo? Além de mercados e lojas com venda de produtos biológicos a granel, Coimbra tem um grupo de consumo responsável criado e dinamizado por cidadãos, chama-se Horta na Cidade e existe há cerca de 7 anos. Actualmente mais de uma dezena de famílias abastece-se todas as semanas de saborosas frutas e verduras biológicas de produtores locais.

Tínhamos a consciência de querer consumir localmente para minimizar os circuitos do produto, criar circuitos curtos e ao mesmo tempo sabermos o que consumimos, explicou-nos Filipa Alves, membro fundador. Todos os produtos são de época, biológicos e certificados. Apesar de ser uma tendência global, em Portugal o grupo só tem conhecimento de uma iniciativa semelhante na cidade do Porto. Em Coimbra, o produtor mais longínquo a colaborar com o Horta da Cidade é de Tondela mas já vinha a Coimbra fazer distribuição, por isso ao mesmo tempo diminui-se a pegada de carbono, acrescentou Filipa. O ponto de recolha é a Casa da Esquina, que assume o papel de espaço facilitador.

O Horta na Cidade funciona assim:

INÍCIO DA SEMANA: Produtores enviam semanalmente e online uma lista de produtos;

ATÉ AO FINAL DA SEMANA: Consumidores têm acesso à lista e assinalam os produtos que querem comprar e respectivas quantidades (unidade ou peso);

SÁBADO DE MANHÃ: Produtores entregam os produtos na Casa da Esquina todos os Sábados de manhã, de forma rotativa alguns consumidores são responsáveis pela pesagem e distribuição dos cabazes de todos os elementos do grupo e todos levantam (com os próprios sacos se quiserem) e pagam as suas compras na Casa da Esquina;

O pagamento é feito em dinheiro e os preços são praticamente iguais ou pouco superiores aos praticados pelos supermercados para os produtos normais, mas sempre mais baixos do que os dos produtos marcados como biológicos, garantiu Filipa Alves. Como fazem a parte da pesagem e distribuição, os produtores fazem desconto. A diferença nota-se na qualidade, no sabor e na consciência.

O Horta na Cidade está a fazer um apelo à comunidade para aumentar o grupo e melhorar dinâmica. Basta virem um dia e verem como é que funciona, convidou Filipa Alves. Aceitam?

HORTA NA CIDADE
Casa da Esquina, Rua Aires de Campos 6 – Coimbra
FacebookFolheto
Contacto: hortanacidade@gmail.com

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.