Da sala da Faculdade de Letras com amor e Calcanhotto

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto deu um curso na Universidade de Coimbra no ano passado, chamado Como Escrever Canções. António Silva e Nuno Castelhano foram alunos da Embaixadora da Universidade de Coimbra e o tema Amor Não Consumido, com a voz da própria Adriana e filmado na Faculdade de Letras, é o resultado da parceria improvável:

António Silva é de Coimbra, foi cá que começou a estudar guitarra aos 14, estudou jazz na Associação Cultural Sítio de Sons e tocou com diferentes formações, mas o percurso dele passou por Lisboa, Serpa, Brasil, Finlândia, Suécia e Dinamarca, sempre nas áreas do jazz e improvisação. A oportunidade de fazer um curso com uma autora/músico de renome internacional na minha cidade pareceu-me uma oportunidade a não perder, contou-nos o autor. Foi uma linda experiência ouvirmos temas tão diferentes e únicos e só foi possível porque a Adriana de alguma forma conseguiu que cada um desse o melhor de si.
.
Nuno Castelhano é o co-autor de Amor Não Consumido, uma parceria que o acaso quis que acontecesse e que resultou num processo de composição e gravação que António garante que foi muito espontâneo e rápido. É uma música feita como que por magia que, segundo o músico, condensa os sentimentos de perda e de revolta que os antigos trovadores re-inventaram da Grécia clássica. 
.

Este é o 2º tema de uma trilogia de canções de António Silva nascidas no curso Como Escrever Canções, a 1ª que também já está online aqui chama-se Fantasma e conta com Manuel Maio no violino e Luciano Cuviello no baixo e percussão. A 3ª vai ser lançado na Primavera.

Dia 2 de Fevereiro António e Nuno vão tocar ao vivo na Gala Solidária no Convento de São Francisco, um espectáculo com o objectivo de angariar fundos para a construção do Centro Comunitário de S. João Baptista na Quinta da Portela. Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Convento de S. Francisco. Adriana Calcanhotto também regressa à Universidade de Coimbra em Maio para leccionar mais um curso de Como Escrever Canções, as candidaturas estão abertas aqui até 15 de Fevereiro.

 

.
.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.