Que discos ouvia Torga? E a quem escrevia? Com quem foi à praia?

Discos de vinil com poemas de Miguel Torga interpretados pelo poeta, poemas manuscritos, lidos ou musicados por vários artistas, discos de vinil do gosto do escritor e um espólio fotográfico com, entre outras imagens, fotografias de Torga na companhia da mulher Andrée Crabbé Rocha, do compositor espanhol Ernesto Halffter ou do amigo Sebastião Rodrigues, em Itália, em 1950.

A Melodia da Poesia em Miguel Torga é a exposição que inaugura hoje e fica até ao final do ano na Casa-Museu do escritor que viveu e morreu em Coimbra a 17 de Janeiro de 1995.

This slideshow requires JavaScript.

Além desta há outra exposição com manuscritos de poemas raros, dactiloscritos de prefácios e de contos com emendas à mão, primeiras edições, traduções, cópias de cartas a personalidades como Vitorino Nemésio e fotografias doadas pela filha. Miguel Torga: 1907-1995 tem tudo isto e muito mais e vai estar patente na Biblioteca Municipal de Coimbra  até ao final do mês.

As mostras são organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra e assinalam os 24 anos sobre a morte daquele que foi um dos mais importantes autores portugueses de sempre, e a autarquia não se fica por aqui. Hoje há Roteiro Miguel Torga, que começa às 14h ao cimo da Ladeira do Seminário e que é aberto à participação da comunidade em geral, basta inscreverem-se ligando para a Casa da Cultura (239 702630). O itinerário guiado incide sobre os lugares e as vivências do poeta na cidade, passa pela República da Estrela, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, Couraça de Lisboa, Largo da Portagem e termina na Casa-Museu Miguel Torga.

Dia 21 de Janeiro, às 17h30, há ainda uma conferência de José Augusto Bernardes, Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Director da Biblioteca Geral, intitulada Coimbra e os seus Poetas e co-organizada pela autarquia e a Cátedra Sousa Fernandes. É de entrada livre.

CASA-MUSEU MIGUEL TORGA 
Praceta Fernando Pessoa, 3 – Coimbra
Horários: 2ª a 6ª entre as 14h30 e as 18h ou Sábados mediante reserva prévia para grupos de 10 ou mais pessoas
Preço: 1,70€

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA 
Rua Pedro Monteiro – Coimbra
Horários: Verão 2ª a 6ª feira: 10h às 12h30 e 14h às 18h30 | Sáb Encerrado
Inverno 2ª a 6ª feira: 10h às 19h30 | Sáb 11h às 13h e 14h às 19h
(Todos os serviços encerram aos Sábados véspera de Domingo de Páscoa, Natal e Fim-de-Ano)

Native ad
 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.