Corram antes que esgotem: há mais visitas guiadas gratuitas

Peguem nos telefones ou batam rapidamente no teclado porque as visitas são gratuitas mas têm lugares limitados.

 

5ª FEIRA | 17 DE JANEIRO | ROTEIROS DE COIMBRA – CLAUSTROS

O percurso promete passar por espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, para que fiquemos a conhecer as suas origens, a sua evolução e as suas diferentes funções.

A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitectónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos. A aplicação dos recursos financeiros do reino na
reconquista do território, bem como a grande maioria das ordens religiosas serem
maioritariamente constituídas por monges cavaleiros, poderão ser factores para que estas estruturas arquitectónicas sejam de construção tardia face à sua origem.

Ponto de encontro: 15h, em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Inscrições: por via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas) – 239 857 500 – ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630. (Nota: As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30.) 

6ª FEIRA | 25 DE JANEIRO | IGREJAS PERDIDAS NA BAIXA – SANTA JUSTA 

Um percurso pedonal através do tempo, começando pelo espaço onde foi a primeira igreja, partindo, a seguir, à descoberta da nova Santa Justa. O percurso tem como ponto de partida um óleo da Colecção Telo de Morais, de Alberto Pinto Hébil intitulado Ruas da Cidade de Coimbra – Terreiro da Erva.

Esta sessão irá repetir-se na sexta-feira, dia 1 de Fevereiro (de 2019).

Ponto de encontro: 14h, no Terreiro da Erva, junto ao restaurante Cantinho dos Reis

Inscrições: no Edifício Chiado (239 840 754), na Casa da Cultura (239 702 630) ou através do e-mail: museu.municipal@cm-coimbra.pt (Nota: As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 5 pessoas e um máximo de 25.) 

3ª FEIRA | 29 DE JANEIRO | UMA CIDADE, TRÊS SANTOS

Visita guiada no Mosteiro de Santa Cruz, centralizada na vida e obra de São Teotónio, Santo António e Rainha Santa Isabel, relacionando-a com esta casa monástica e com a cidade de Coimbra.

Esta visita abarca a cultura e o culto das personalidades referidas, intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no mundo. Compreende um período de afirmação da nacionalidade e demarcação das linhas fronteiriças, visão e legado de um património imaterial pouco conhecido e raramente associado à cidade.

A visita é gratuita mas a entrada no Mosteiro tem um custo de 1€.

Ponto de encontro: 15h, em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Inscrições: por via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas) – 239 857 500 – ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630. (Nota: As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30.) 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.