COOLTURA

Sábado há dois espectáculos especiais na cidade e um deles é para ouvir com os olhos

No Convento de São Francisco o resultado final do delicioso projecto de uma orquestra comunitária da região e no Museu da Água música, poesia e arte feita em língua gestual para a comunidade surda

Lembram-se deste desafio? O programa Coimbra Região de Cultura criou uma orquestra comunitária chamada Nós 19 que juntou pessoas com diferentes experiências musicais, amadores e profissionais, de toda a região. Há pequenos artistas com apenas 10 anos de idade até veteranos com mais de 80 de cada um dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), todos dirigidos pelo maestro britânico Tim Steiner.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Steiner é um compositor vocacionado para as performances colaborativas que já dirigiu centenas de projectos criativos pela Europa e trabalhou em praticamente todos os contextos musicais e sociais imagináveis, como se pode ler aqui no site da Casa da Música, onde trabalha como maestro da Stopestra, uma banda de rock de 100 elementos. Steiner aceitou o desafio da rede de programação patrimonial e cultural de compor e ensaiar música criada especificamente para o território da Região de Coimbra, com o rio Mondego como uma das figuras centrais, e o resultado pode ser visto gratuitamente no próximo sábado à noite no Convento de São Francisco.

48997383_2214424198777888_8102724269424771072_n.jpg

Entretanto no Museu da Água, no Parque Dr. Manuel Braga, Rafaela Silva e Rui Oliveira apresentam um projeto que transmite música à comunidade surda num exercício onde a interpretação e a coreografia se juntam para dar vida a letras de canções de artistas bem conhecidos como Ed Sheeran, Ana Moura ou Salvador Sobral. O MusicSign – Arte, Música e Língua Gestual Portuguesa vai ser às 15h também no Sábado e também com entrada gratuita, para público geral, jovens e adultos.

 

12 JAN | 15H | MUSICSIGN
Museu da Água, Parque Dr. Manuel Braga – Coimbra
Contactos: recortarpalavras@gmail.com
Gratuito

12 JAN | 21H30 | NÓS 19 COM TIM STEINER
Convento São Francisco – Coimbra
Reservas: Bilheteira do Convento São Francisco (239 857 191), entre as 15h e as 20h
Gratuito

 

 

 

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.