Contribuir small-arrow

5 dicas para quem quer emagrecer

Pequenas mudanças que vão ter um grande impacto na balança.

Partilha

Há quem veja a passagem de ano como um virar de página e uma oportunidade para começar tudo de novo. É desta que vou conseguir ser assim e assado, fazer isto e aquilo, ir ali e acolá. Há quem prefira as segundas-feiras ou o primeiro dia do mês para se empenhar numa meta.

Se perder peso faz parte dos vossos objectivos, por razões de saúde, bem-estar ou para se sentirem melhor com o corpo, a nutricionista Nanci Baptista aconselha 5 pequenas mudanças que podem ter um grande impacto na balança.

#1. Acabar com as bolachinhas antes de dormir

É um hábito já enraizado para muitos, o de ficar a petiscar algo no sofá enquanto se lê ou vê televisão mas a verdade é que os snacks antes da cama podem ser uma refeição, nem sempre ligeira, antes de dormir.

#2. Regra no horário entre refeições

Não temos todos de fazer 5 refeições por dia, mas não estar demasiadas horas sem comer vai ajudar a regular o apetite e vai permitir fazer melhores opções à refeição.

#3. Voltar à tarefa de preparar saladas ou vegetais para acompanhamento

Introduzam esta rotina nas refeições principais para que os verdes ocupem meio ou apenas ¼ de prato – são alimentos muito saciantes e nutricionalmente muito ricos.

#4. Organização nas idas ao supermercado.

Acabaram-se as desculpas de comprar tudo o que apetece porque vamos receber visitas ou depois não tenho tempo de cá voltar. Os truques são simples: levem uma lista com o essencial para o dia-a-dia ajuda, procurem ir com tempo contado e é fulcral lanchar sempre antes de entrar no supermercado porque com fome é mais perigoso e dispendioso!

#5. Iniciar ou recomeçar uma vida activa

Depois da preguicite e dos dias que correr era só entre lojas, está na hora de voltar/recomeçar (ou quem sabe iniciar) uma vida activa: ginásio, aulas de grupo, Personal Trainer, caminhadas ou actividades com os miúdos no Choupal ou Parque verde ao fim-de-semana, o que interessa é mexer. Outra sugestão é trocar o elevador pelas escadas – o corpo agradece.

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading