COOLTURA MIÚDOS PASSEIOS

Os Reis Magos passam por Coimbra no Sábado à noite

O Cortejo dos Reis acontece na cidade desde 2000.

A Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) decidiu, em 2000, incentivar os grupos de rancho e folclore a recriar o Cortejo dos Reis para que esta tradição popular não caia no esquecimento. Assim, de 2 em 2 anos, mobiliza centenas de participantes de grupos e ranchos folclóricos e anima as ruas da cidade num serão de Janeiro.

Mas, afinal, em que consiste o Cortejo?

Nos princípios do século XX, grupos de futricas e de tricanas costumavam dirigir-se das redondezas para os presépios das igrejas da cidade e entoavam cânticos em louvor do Deus Menino. Mais tarde, os Cortejos dos Reis contavam com a participação da maioria da população. Não é difícil perceber porquê – os Cortejos eram assunto sério: quem abria e fechava o espectáculo era um gaiteiro mas as festividades contavam com uma girândola de foguetes, rapazes que carregavam archotes acesos, e uns quantos outros elementos de animação. No fundo, era uma festa de recepção à chegada dos Reis Magos que apareciam  seguidos por inúmeras pessoas que faziam de conta ser pajens, escudeiros e figuras da nobreza.

Esta tradição foi-se perdendo mas a AFERM arregaçou as mangas e tem feito um trabalho importante de preservação desta memória.

Quando podemos assistir ao Cortejo dos Reis em 2019?

Este ano, a espera dos Reis vai acontecer no Sábado (5 de Janeiro), à noite.

Qual o roteiro do Cortejo?

O percurso começa às 20h15 em Santa Clara, junto ao Portugal dos Pequenitos e continua em direcção à Baixa, pelo Largo da Portagem e até à Praça 8 de Maio. Dali, passa pela Praça da República, Largo de Celas com destino a Santo António dos Olivais, pelas 22h30. Os Reis Magos vão poder contar com uma cerimónia na igreja de Santo António dos Olivais, junto de um “presépio ao vivo”, animado por temas natalícios.

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, da Paróquia de Santo António dos Olivais, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, bem como do Grupo de Teatro do Sobral de Ceira, Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família, do Grupo de Gaiteiros da Ribeira de Frades e dos 17 grupos Folclóricos associados da AFERM.

5 JANEIRO | 20H15 | CORTEJO DOS REIS
20h15: Partida de Santa Clara (junto ao Portugal dos Pequenitos)
22h30: Chegada prevista a Santo António dos Olivais (junto à igreja)

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.