Aqui Emissora Nacional em directo do Estado Novo no palco do Teatrão

Fotos: Carlos Gomes

Do fado aos conselhos de etiqueta, de um programa sobre civilidade e asseio ao noticiário, depois de Eu, Salazar o Teatrão aventura-se a levar à cena a Emissora Nacional que transmitia propaganda radiofónica nos anos 40 e 50, em pleno Estado Novo. Segundo a directora artística Isabel Craveiro não foi coincidência a escolha do espectáculo A Grande Emissão do Mundo Português numa altura em que debatemos o problema das notícias falsas, as fake news, nos nossos dias.

Como é que se projectava uma ideia de um sítio maravilhoso num país pobre, analfabeto e sob censura e mão de ferro? Como é que a rádio conseguia fabricar ideias e criar todo um imaginário na cabeça dos ouvintes, a ponto de construir a identidade de um país? No confronto com o presente, a companhia quer que a peça permita uma reflexão crítica sobre as novas vagas populistas e a influência dos meios de comunicação de massa na propagação de ideais que actualizam as ditaduras como soluções inevitáveis para os males sociais e conduzem a encenação das realidades. Também, claro, mostrar o encanto da rádio feita ao vivo, encenada pelo dramaturgo Jorge Palinhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sinopse
.
Num estúdio da Emissora Nacional, 5 trabalhadores levam a cabo um programa que dura 21 anos de vida de um país encolhidos numa 1h30m de emissão. O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora – a saída de Henrique Galvão e entrada de António Ferro – que passa a coproduzir o programa com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando educar sem aborrecer a nação. Para este efeito, a emissão, gravada com público em estúdio, segue um alinhamento variado. Os famosos diálogos radiofónicos de Olavo d’Eça Leal, o Correio Sentimental Cousas Caseiras, os momentos poéticos ou de teatro radiofónico são abrilhantados por momentos musicais gravados ao vivo com as vedetas da Emissora, compondo um bouquet de bonitas atrações para alegrar as famílias. O programa dá ainda conta das novidades que abalam o mundo, mas que não nos abalam, e publicita os melhores produtos para consumo pelos radiouvintes. Serão horas passadas com orgulho, com exaltação, com alegria, mas também com amizade, sem sairmos do mesmo lugar, ou talvez a sair só um bocadinho.
Até 27 de Janeiro podem assistir a este que é o 2º capítulo da Casa Portuguesa do Teatrão, um conjunto de produções, debates e estudos que a companhia está a produzir sobre o Estado Novo. Há espectáculos de 4ª a Sábado às 21h30 e ao Domingo às 18h, e ao sábado é interpretada em Língua Gestual Portuguesa, numa parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra.
.
.
.
.
ATÉ 27 JAN | 4ª a SÁB 21H30 | DOM 18H | A GRANDE EMISSÃO DO MUNDO PORTUGUÊS
Teatrão (Oficina Municipal do Teatro), Coimbra
Site oficial
Preço: 4€ a 10€
Contactos: 239 714 013 | 912 511 302 | geral@oteatrao.com | info@oteatrao.com
.
.
.

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.