Desmoam da comezaina com este passeio na Aldeia Natal

Fotos: Pedro Ribeiro

O passeio é fácil e organizado pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que mais uma vez se associa ao evento Cabeça, Aldeia Natal. No dia 27 de Dezembro, abatam as calorias das rabanadas com um percurso interpretativo pela belíssima Rota dos Socalcos da rede de Caminhos das Aldeias de Montanha, um caminho de montanha na envolvente da pitoresca Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia.

A aldeia, que é o ponto de partida e de chegada, está vestida de vermelho, branco e verde por estes dias, e esta é uma excelente oportunidade para não só conhecê-la ou revisitá-la como para desfrutar da natureza e tradições mais típicas da localidade serrana. O percurso vai ter cerca de 3km, por onde se percorrem áreas de socalcos e as margens da ribeira de onde sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.

aldeia-natal_pedro-ribeiro-47.jpg

 

Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental (LIFE-Relict), que na região tem como principal objectivo a preservação das comunidades de azereiro. Na própria aldeia podem também ver o casario tradicional, que é um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto na serra da Estrela.

Se quiserem participar só têm de levar uma mochila com merenda para meio da manhã, almoço volante, água, chapéu, agasalho e impermeável (consoante as condições atmosféricas), e calçado apropriado para caminhadas (preferencialmente botas). De resto têm aqui o programa completo da Aldeia Natal – dia 27 também é dia de Mercado de Natal e Acender das Luzes.

Bons passeios!

21 DEZEMBRO | 11H | CAMINHOS DA MONTANHA – ROTA DOS SOCALCOS
Ponto de encontro: Largo da Malhada, Cabeça
Site oficial
Inscrições: https://goo.gl/Jvu4Q1 | 238 320 300 | cise@cise.pt
Preço: 5€
Lotação máxima: 15 participantes

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.