Contribuir small-arrow
Voltar à home

Desmoam da comezaina com este passeio na Aldeia Natal

Estão abertas as inscrições para o percurso pedestre do Centro de Interpretação da Serra da Estrela dia 27 de Dezembro em Cabeça, Seia

Partilha

Fotos: Pedro Ribeiro

O passeio é fácil e organizado pelo CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que mais uma vez se associa ao evento Cabeça, Aldeia Natal. No dia 27 de Dezembro, abatam as calorias das rabanadas com um percurso interpretativo pela belíssima Rota dos Socalcos da rede de Caminhos das Aldeias de Montanha, um caminho de montanha na envolvente da pitoresca Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia.

A aldeia, que é o ponto de partida e de chegada, está vestida de vermelho, branco e verde por estes dias, e esta é uma excelente oportunidade para não só conhecê-la ou revisitá-la como para desfrutar da natureza e tradições mais típicas da localidade serrana. O percurso vai ter cerca de 3km, por onde se percorrem áreas de socalcos e as margens da ribeira de onde sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.

aldeia-natal_pedro-ribeiro-47.jpg

 

Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental (LIFE-Relict), que na região tem como principal objectivo a preservação das comunidades de azereiro. Na própria aldeia podem também ver o casario tradicional, que é um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto na serra da Estrela.

Se quiserem participar só têm de levar uma mochila com merenda para meio da manhã, almoço volante, água, chapéu, agasalho e impermeável (consoante as condições atmosféricas), e calçado apropriado para caminhadas (preferencialmente botas). De resto têm aqui o programa completo da Aldeia Natal – dia 27 também é dia de Mercado de Natal e Acender das Luzes.

Bons passeios!

21 DEZEMBRO | 11H | CAMINHOS DA MONTANHA – ROTA DOS SOCALCOS
Ponto de encontro: Largo da Malhada, Cabeça
Site oficial
Inscrições: https://goo.gl/Jvu4Q1 | 238 320 300 | cise@cise.pt
Preço: 5€
Lotação máxima: 15 participantes

 

 

 

Mais Histórias

Mosteiro de Celas: uma história escondida no coração de Santo António

Mais de meio ano após a reabertura ao público, há obras de restauro por concluir, mas sobretudo muito património histórico e religioso por descobrir no convento fundado por D. Sancha, a filha do segundo rei de Portugal que trocou a corte pelo
claustro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Podem celebrar o Dia da Cidade conhecendo-a através de visitas guiadas gratuitas

O município convida a explorar in loco a fundação de Coimbra, o legado da padroeira Rainha Santa Isabel, as obras de Miguel e Eça de Queirós, a doçaria conventual e as visitas ao património passam por outras zonas do concelho.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podemos redescobrir a cidade pelos Caminhos de Santo António

A passagem daquele que é considerado o «português mais conhecido (e desconhecido) do mundo» é o gancho para o projecto, distinguido na Geração Coolectiva, que permite abraçar 800 anos de história ao mesmo tempo, com interações com a contemporaneidade da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading