COOLTURA MIÚDOS

Como ocupar os miúdos enquanto fazem compras ou fritam rabanadas?

Sugerimos ocupações para os mais novos entre hoje e Domingo (dias 19, 20, 21, 22 e 23 de Dezembro).

Para além de um bom passeio a pé (como o que o preparámos aqui) ou de umas compras, comes e bebes no Mercado de Natal, deixamos umas ideias de programas para que os dias que antecedem a consoada antecipem os sorrisos rasgados das crianças.

QUARTA, QUINTA E SEXTA (19, 20 E 21 DEZEMBRO)

QUARTA, QUINTA E SEXTA | 19, 20 E 21 DEZEMBRO | QUA: 11H-16H; QUI: 09H30-16H; SEX: 09H30-13H | QUINTA NATAL DA APCC
Quinta da Conraria, Ceira – Coimbra
postal apcc.jpg
A Quinta da Conraria vai transformar-se na Quinta Natal da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), um evento de celebração da quadra natalícia, mas também de demonstração das diversas áreas e produtos da formação da instituição.

A iniciativa é aberta ao público e dá a conhecer à comunidade as aprendizagens realizadas ao longo do ano pelos formandos.

Assim, podem visitar o Mercado de Natal e adquirir peças de artesanato ou diversos produtos naturais produzidos na Quinta da Conraria, mas também brinquedos e livros em segunda mão, e ainda recorrer à Fábrica dos Embrulhos, onde se poderão comprar postais e embrulhos pré-preparados, ou assistir à Formação ao Vivo, com demonstrações relacionadas com as diversas áreas formativas. No dia 20, destacamos a apresentação de uma peça de teatro pelos formandos às 15h.

Entrada livre
Informações: 938 545 278 / 239 802 820, geral@apc-coimbra.pt
.
QUINTA | 20 DEZEMBRO | 15H-17H30 | UM DOCE NATAL COM TORGA
Casa Museu Miguel Torga – R. Fernando Pessoa, n.º 3, Coimbra
Queres ser amigo do Torga no Natal? é o desafio que a Casa-Museu Miguel Torga lança a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que pretendam participar na atividade designada Um doce Natal com Torga, no dia 20 de Dezembro, entre as 15h e as 17h30. A iniciativa andará à volta dos sabores que marcam a época, sendo os mais pequenos convidados a meter a mão na massa, criando doces tradicionais tão apreciados pelo poeta transmontano.
Inscrições: A participação nas atividades da Casa-Museu é gratuita, embora sujeita a inscrição (lotação máxima de 12 participantes)
Contactos: 239 702 630 (Casa Municipal da Cultura)
.
SEXTA | 21 DEZEMBRO | 10H30 E 14H30 | FILME: O QUEBRA-NOZES E O REI DOS RATOS
Biblioteca Infantil/Ludoteca, Casa Municipal da Cultura – R. Pedro Monteiro, n.º 64, Coimbra
nutcracker.jpg
A Câmara Municipal de Coimbra proporciona ao público infantojuvenil, numa altura em que se aproxima o período de férias escolares, um conjunto de iniciativas temáticas sobre a época festiva do Natal.
No dia 21, vai ser exibido o divertido filme O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, baseado num conto de fadas, com realização de Michael Johnson. As sessões realizam-se às 10h30 e às 14h30, com inscrição prévia, a partir do dia 14 de Dezembro.
Entrada gratuita
Contactos: 239702630, biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt
.
SEXTA | 21 DEZEMBRO | 18H30 | CONCERTO DO CORO INFANTO-JUVENIL DE SÃO CAETANO
Alma Shopping, Rua General Humberto Delgado, nº 207/211 – Coimbra
coro infantil.jpg
Como o Natal do Alma Shopping é este ano dedicado à música, o Coro Infanto-Juvenil de São Caetano vai celebrar esta época festiva com músicas natalícias, num concerto a decorrer no Centro Comercial, pelas 18h30.
O coro, fundado em 2012, exclusivamente feminino, é constituído por 22 elementos com idades entre os 5 e 18 anos. Atrás das vozes destas crianças e jovens, encontram-se as duas maestrinas, Beatriz Jesus e Joana Baptista.
Entrada livre
Contactos: 239 798 090
.
SEXTA | 21 DEZEMBRO | 18H30 | HORA DO CONTO ESTÓRIAS DE NATAL EM FAMÍLIA E AO FIM DO DIA
Bibliotecas Anexas Municipais de Assafarge, Brasfemes, Souselas, Ribeira de Frades, Trouxemil, Almalaguês e S. João do Campo – Coimbra
leituras.jpg
As Bibliotecas Anexas Municipais de Assafarge, Brasfemes, Sousela, Ribeira de Frades, Trouxemil (todas às 18h); de Almalaguês (às 18h30) e S. João do Campo (às 19h) promovem a hora do conto Estórias de Natal em família e ao fim do dia, que tem como público-alvo pais e filhos.
Esta ação visa promover a frequência das Bibliotecas Anexas Municipais, o gosto pelo livro e pela leitura, em contexto familiar, desde a infância, levando toda a família a viajar nos livros, com o passaporte da imaginação e das palavras mágicas era uma vez… .

SÁBADO (22 DEZEMBRO)

SÁBADO | 22 DEZEMBRO | 11H | MÚSICA: TALEGUINHO – FICAR A VER ESTRELAS
Teatro da Cerca de São Bernardo, Cerca de São Bernardo, Coimbra
taleguinho

Pelo quarto ano consecutivo, A Escola da Noite assinala esta época festiva com um concerto para toda a família, iluminado pelo Taleguinho, o projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira.

Estreado em Dezembro de 2015 nesta mesma sala, Ficar a ver estrelas assenta num reportório de músicas de Natal do cancioneiro Galaico-português e é uma irresistível prenda desta maravilhosa dupla de intérpretes, presença habitual (e imprescindível) nos Sábados para a Infância no TCSB.

Espectáculo para maiores de 3 anos.
Preços: 6 € (bilhete individual); 10 € (adulto+criança)
Informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
.
SÁBADO | 22 DEZEMBRO | 11H30 | MÚSICA: PERDER O CHÃO (SOPHIA – PROGRAMA DE NATAL)
Palácio da Justiça – Tribunal da Relação (antigo Colégio de S. Tomás de Aquino), Coimbra
47214223_2096318454013143_2534453660134408192_n
Esta vai ser uma experiência sonora que convoca à escuta profunda, inspirada no trabalho da artista e pedagoga Pauline Oliveros. Um convite para uma viagem através do ruído quotidiano mas atentando nos sinais insondáveis que a Terra emite, nos indícios que passam e sobre os quais caminhamos sem neles re-parar.
Perder o chão, para escutar de novo: esta é, também, uma possibilidade de metamorfosear os sons que nos rodeiam – o barulho – numa espécie de silêncio, para nele descobrir como o ouvido é uma surpreendente máquina de desvendar segredos, que transforma os lugares (des)conhecidos em espaços vibrantes, reverberantes de novos sentidos.
Uma criação do Serviço Educativo JACC com a associação Catrapum Catrapeia (parceria Serviço Educativo JACC + Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra
Espectáculo para maiores de 6 anos.
Actividade gratuita mas com inscrição prévia através do email servicoeducativo.jacc@gmail.com (lotação limitada)
.
SÁBADO | 22 DEZEMBRO | 21H | LIVROS: FAZ DE CONTO QUE É NATAL
Livraria Faz de Conto – Exploratório, Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego – Coimbra
faz de conto que é natal.jpg

Histórias de Natal embrulhadas em desejos de encantar. No final da sessão de histórias, a livraria ficará aberta até às 23h e todos são bem-vindos a fazer uma visita.

Actividade gratuita.
Inscrições e mais informações: 917 725 965, livraria@fazdeconto.pt, por mensagem no Facebook ou presencialmente na livraria

.

DOMINGO (23 DEZEMBRO)

DOMINGO | 23 DEZEMBRO | 15H30 | AD LIBITUM I CONCERTO
Colégio do Carmo – R. Sofia, n.º114, Coimbra
ad libitum.jpg
O Grupo Vocal Ad Libitum (GVAL) iniciou a sua actividade em 1991 com um total 16 cantores, reflectindo a sua opção por uma sonoridade muito própria, em que cada elemento se apresenta ao público com a responsabilidade de um solista.
Como qualquer outro grupo vocal, a actividade do Ad Libitum centra-se, em grande parte, na preparação de um reportório variado e na sua interpretação em concertos e eventos culturais diversos.
Em Outubro de 2008 iniciou um projecto artístico dirigido aos mais pequenos, o Cherubinni Ad Libitum, que pretende elevar o canto coral infanto-juvenil à sua máxima possibilidade, quer na preparação de repertório de excelência, quer na produção de concertos de interação com outros cantores e/ou instrumentistas.
Desde a sua fundação, o GVAL e o Cherubinni são dirigidos pela maestrina Isilda Margarida.
Espectáculo para maiores de 6 anos.
Actividade gratuita
Contactos: 916 071 691, servicoeducativo.jacc@gmail.com

 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.