É pensado não apenas para dar a conhecer, mas incentivar à valorização ao nível da história e do património dos espaços arquitectónicos, que eram bastante importantes enquanto centros de espiritualidade e meditação. Quinta-feira, dia 29 de Novembro, é dia de percurso pedonal do Museu Municipal de Coimbra, desta vez aos Claustros da Sofia.
A partir da obra Claustros (1884), do artista António Ramalho, que está no Museu Municipal de Coimbra | Edifício Chiado, é proposto um percurso pelos claustros dos colégios da rua da Sofia aproveitando para (re)ver outros espaços ainda existentes desses Colégios, alguns já com outras funções. Naturalista e retratista, Ramalho foi contemporâneo de Silva Porto e Columbano Bordalo Pinheiro, e terá feito a pintura enquanto vivia em Paris, no final do século 19.
Nestas visitas guiadas gratuitas podem descobrir não só a origem destes espaços arquitectónicos que contribuem para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento, como a evolução e diferentes funções deles, ligados à construção religiosa. Porquê? Para quê? É isso que podem descobrir.
.
.
29 NOVEMBRO | 14H | PERCURSO PEDONAL CLAUSTROS DA SOFIA
Ponto de encontro: Em frente ao Tribunal (antigo Colégio de S. Tomás)
Facebook
Gratuito com marcação através do telefone 239 840 754 ou museu.municipal@cm-coimbra.pt