COMES & BEBES

Quando o que apetece é aquela petiscada com dois dedos de conversa

Se não foram à Petisqueira Portuguesa na Baixa de Coimbra nos últimos meses preparem-se para uma surpresa, se nunca foram de que é que estão à espera?

Fotos: Pedro Marques

Petisco é uma espécie de saudade, uma palavra bem portuguesa sem grande tradução – porque, vamos lá ver, é bem melhor do que um mero snack. O dicionário diz que significa comida muito apetitosa geralmente servida em pequenas quantidades, mas na Petisqueira Portuguesa o nome engana e é para melhor. O estabelecimento reabriu há poucos meses com cara lavada, equipa diferente e menu aprimorado. Menos é mais e à quinta-feira até é acompanhado por música ao vivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O menu está na parede, ao lado das molduras vazias e xailes minhotos sobre o fundo de xisto preto. Há cerca de meio ano resolvi fechar e recomeçar com uma nova equipa, com créditos na cidade, e parcerias como o Hotel Oslo, contou-nos o proprietário, Miguel Belo. Isto nunca foi a minha área mas vamos aprendendo, houve necessidade de mudar, agora temos um produto com qualidade, não somos nem os mais caros nem os mais baratos e as pessoas saem daqui satisfeitas, continuou o ex-jogador de futebol.

Para entreter há sopa, pica-pau de vitela, pataniscas de bacalhau, mexilhões ao vinagrete, batata brava com maionese e alho, tábuas de queijos e as imperdíveis trouxas de chevre com mel e nozes ou gambas ao alho de comer e chorar por mais. Depois há peixe, com 3 escolhas de bacalhau e polvo à lagareiro e, directamente do prado, alcatra à cervejeira, vazia com queijo da serra, os míticos lombinhos de porco com natas, maminha de vitela e picanha ao alho. Das 4 tentações doces propostas para sobremesa, nem pensem em não provar a espuma de requeijão com doce de abóbora.

Agora a melhor notícia: todos os dias há menu de almoço a 7,5€ com sopa, peixe, carne, bebida e café. A 6ª feira é o dia do cozido à portuguesa e à 5ª feira à noite por 25€ ainda contam com a companhia da música ao vivo do talentoso Luís Travassos, ex-concorrente do programa Ídolos, às vezes acompanhado pelo Sr. Carlos ao microfone. A Petisqueira fica em plena Baixa, a 2 minutos a pé do rio e da Estação Nova. Estamos no meio da parte hoteleira da cidade e outros restaurantes de referência, o que é bom e obriga-nos a ter uma equipa capaz de responder a isso, sem nunca descurar o cliente local também. 

É um serão à portuguesa, com certeza! Se quiserem ir recomendamos que façam reserva porque a tendência é ter casa cheia, entre (muitos) turistas e habitués.

 

 

* A Coolectiva jantou a convite da Petisqueira Portuguesa

 

PETISQUEIRA PORTUGUESA
Rua da Sota, 29 – 
Coimbra

Horário: 12:00 – 15:00, 19:00 – 23:45

Contactos: 239 151 088 

 

One comment

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.