Hoje é um bom dia para ir ao teatro ver um Lorca contado em várias línguas

Foi a última peça escrita por Federico García Lorca antes do escritor morrer assassinado por forças do governo espanhol durante a Guerra Civil. A Casa de Bernarda Alba é a 3ª de uma trilogia de dramas folclóricos do escritor espanhol Federico García Lorca, e conta a história de uma matriarca dominadora que mantém as 5 filhas sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem num caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento.

A história tem mais de 80 anos e foi adaptada por João Garcia Miguel que a leva ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente esta noite, às 21h30. Segundo o encenador é uma leitura sobre o nosso tempo, uma metáfora acerca do mundo, da humanidade, da própria relação pessoal do encenador com as coisas, uma reflexão crítica sobre a clausura individual e colectiva. A pertinência do texto está no paralelo entre a época de Garcia Lorca e a actualidade: as pessoas consideram que fecharem-se sobre si próprias, fecharem as suas casas, fecharem os seus países, fecharem as suas realidades, seria naquela época e será actualmente a melhor resposta para enfrentar os problemas que nos afligem – a insegurança, a falta de perspectivas para o futuro, a falta de esperança de que as coisas melhorem.

O elenco desta Casa de Bernarda Alba, que já passou pelo Teatro Ibérico e viajou até ao Brasil, é propositadamente multicultural e fala-se várias línguas em simultâneo. Segundo o encenador, a dificuldade em perceber o outro e comunicar com ele foi um exercício e um desafio sempre presente nos ensaios porque rapidamente cada um de nós regressa à sua casa fechada e para sair dela temos de fazer um esforço. A peça também sublinha o papel do corpo no teatro, que, juntamente com o inconsciente, é uma marca distintiva de João Garcia Miguel. Ah, já dissemos que Bernarda Alba é interpretada por um homem, o actor irlandês Sean O’Callaghan?

Bom espectáculo!

.
:

22 NOVEMBRO | 21H30 | A CASA DE BERNARDA ALBA
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
M/16 | Site oficial
Bilhetes: 7€ (5€ < 25, Estudante, > 65, comunidade UC, Grupo ≥ 10, Desempregado, Parcerias)

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.