Não têm onde deixar o bebé para ir à ginástica? Façam com ele

Depende das pessoas, mas quem é que não gosta de fazer exercício físico sem pensar que está a fazer exercício físico? E se foram pais ou mães há pouco tempo e não querem perder a estaleca, que tal transformar esse treino num momento de partilha e diversão com os bebés?

Hoje em dia o exercício físico regular é altamente recomendável por todos os profissionais de saúde, inclusive em condições como a gravidez e o pós-parto no caso das mulheres, e nos bebés está provado que o exercício também pode potenciar o desenvolvimento físico, psicológico e social. Além disso é uma óptima oportunidade de interacção e convívio entre mães e pais.

Em Coimbra, na Bebés e Barriguitas há aulas de ginástica em que a mãe ou o pai interagem através do exercício físico com o bebé. Ambos treinam, sem esquecer a brincadeira e a exploração do meio. São sessões de meia hora que são dadas por uma fisioterapeuta profissional. O centro também tem aulas para grávidas (após 1º trimestre) e pós-parto. Convém lembrar que a prática regular de actividade física tem mesmo muitos benefícios, físicos e psicológicos, para as mães – e sem qualquer efeito adverso para o bebé. Os exercícios para as grávidas  são de pouca intensidade, dependendo da condição física, e permitem ultrapassar as alterações fisiológicas de maneira mais controlada. Digamos que tornam a gravidez mais agradável e permitem uma melhor e mais rápida recuperação do parto.

Já a ginástica pós-parto restaura a força muscular, reafirma a tonicidade corporal, e ao aumentar os níveis de energia ajuda (mesmo) a diminuir o cansaço e a aumentar o bem estar das mulheres – além, claro, de permitir que regressem à forma mais rapidamente. Também ajudam a reduzir a diástase abdominal, de que já falámos aqui.

A não ser que alguma condição específica de saúde não o permita, todas as mães podem e devem fazer exercício depois da consulta de revisão e o OK do médico. Na Bebés e Barriguitas podem ser em grupo ou individuais, e fazem mesmo planos de exercício personalizados que além de serem bastante flexíveis em termos de frequência e horários, incluem vários tipos de treino dados por uma fisioterapeuta especializada.

Lembrem-se: está mais que provado que o sedentarismo tem um preço bem alto! E há coisa melhor do que dar um bom exemplo ao pequenos?

Fica a sugestão.

 

BEBÉS E BARRIGUITAS
Rua Fonte do Castanheiro nº43 Lt 4, R/C Esq, Coimbra
Site oficial 
Contactos: 919 407 031 | info@bebesebarriguitas.pt

 

 

Native ad

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.