Façam uma autêntica odisseia no espaço sem se levantarem da cadeira

Foto: Dário Fonseca

Imaginem-se deitados na vossa cama. De repente o tecto abre-se, conseguem ver o céu, e começam a ouvir música como se estivessem num filme. Agora imaginem que em vez de deitados na vossa cama estão nas confortáveis cadeiras do Hemispherium do Exploratório, à noite, com uma pequena orquestra a tocar para vocês, ao vivo, enquanto as estrelas e os planetas dançam  projectados no tecto inteiro.

É assim que vai ser no Sábado, dia 17 de Novembro, no espectáculo Os Planetas com a OpuSpritum Ensemble. Os Planetas é uma suíte composta por Gustav Holst, no incício do século 20, constituída por 7 movimentos. A cada movimento corresponde um planeta do sistema solar, excepto a Terra e Plutão, que naquela altura ainda não tinha sido descoberto. A obra combina mitologia romana e astrologia e expressa o caráter particular de cada astro através de movimentos com andamentos, melodia e instrumentação contrastantes. É uma composição que é um marco da música expressionista porque foi a primeira dessa corrente a ter sucesso, e agora podem conhecê-la ao vivo no  belíssimo e super intimista espaço do Hemispherium.

Vão experimentar esta noite bem diferente e desfrutar da música do compositor inglês enquanto observam as estrelas e os planetas que lhe serviram de inspiração, pela mão do recém-criado grupo de música de câmara de Coimbra, constituído por jovens músicos profissionais de várias cidades da Região Centro do país. Eles têm na base de formação um duplo quinteto de sopros: duas flautas transversais, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes e duas trompas.

:
:

SÁBADO | 21H | 22H30 | 17 NOVEMBRO | OS PLANETAS
Hemispherium do Exploratório – Centro de Ciência Viva, Parque Verde, Coimbra
Duração: 50 minutos, máximo 30 participantes/sessão
Inscrições: visitas@exploratorio.pt | 239 703 897
Preço: 15€ (12€ grupos de 3 ou + pessoas)

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.