Uma planta na vossa vida e vão ver o bem que vos fazia

São um reforço para a saúde e para o ânimo, além de embelezarem a casa ou o escritório. Se não acreditam experimentem dar um salto à Arte e Flor, mesmo ao lado do Museu Nacional Machado de Castro, e vão ver que o vosso dia se ilumina pela cor, pelo perfume, pelos sorrisos da Célia e da Eva e pelas boas-vindas do Turco, o Labrador que é a mascote do pequeno jardim em pleno centro histórico de Coimbra plantado.
.

Este slideshow necessita de JavaScript.

aqui dissemos as vantagens que há em ter plantas em casa e nesta loja há quase de tudo, garantiu-nos Célia Andrade. Dedicada às plantas há mais de 3 décadas, ela e a filha deram-nos algumas sugestões adaptadas a esta altura do ano, preferencialmente com flor:

EXTERIOR

Para plantar – Bolbos de Tulipas, Jacintos, Narcisos, Muscari que vão florescer no principio do ano
Para colocar já em flor – Ciclames, Erica (vulgarmente a urze) e Amores Perfeitos

INTERIOR

Kalanchoes, Saintpaulia (vulgarmente chamadas de Violetas), Anthurium ou Euphorbia (estrelas de Natal), porque são plantas que se adaptam a temperaturas mais amenas.
.
.
Na Arte e Flor também há plantas que são transversais a todas as épocas do ano como as Calatheas, Cordyline, Scindapsus e Dieffenbachia que são bem resistentes, apesar de habitualmente não darem flor. Há 37 anos que, depois de algum tempo a apoiar uma funerária da família, Célia Andrade resolveu fazer formação e criar o próprio negócio. Foi fundadora da Associação Portuguesa de Floristas e é apaixonada pelo trabalho que faz, tanto que passou o gosto à filha. No ano passado, Eva deixou o emprego como enfermeira para a ajudar, com as flores e com as mentalidades.
.
Nós (portugueses) não temos o hábito de comprar flores, é muito raro as pessoas terem o hábito de ter flores em casa e é uma pena, contou-nos Eva. Alguns dos poucas compradores em loja são estrangeiros, inclusive estudantes do programa Erasmus. Diz que os jovens, sobretudo mulheres, ficam chocados por os quartos não terem nem uma planta, mas confessou que felizmente as novas tendências da decoração de inspiração nórdica e decoração baseada no Feng Shui estão a devolver o gosto às pessoas de, por exemplo, ter sempre flores na mesa. 
.
Eu sou um bocado maníaca com as plantas mas não era assim, ganhei esse hábito e tornou-se uma terapia até, confessou-nos Eva entre ramalhetes. Estão a preparar um casamento.  A par com os baptizados, congressos, conferências e avenças com hotéis, é desse tipo de eventos que vem o grosso das vendas, inclusive através de colaborações com wedding planners. Também trabalham com a plataforma internacional Interflora e fazem questão de manter parcerias com vários organismos e eventos culturais da cidade. Na loja há outros objectos à venda como complemento, flores artificiais, e também podem comprar vasos e outros objectos de decoração com design de autor a preços bastante acessíveis.
.
Gostamos muito de promover a nossa flor e sempre da época, o nosso forte é a flor fresca, explicou Célia Andrade, que adiantou que o trabalho da dupla também passa por abordar potenciais clientes. Quando as pessoas percebem que o espaço muda com plantas, que a imagem realmente muda quando colocam flores, depois funciona um pouco por contágio, mas temos de estar sempre preparadas para as negas. Há espaços na Alta que foram contagiados nos últimos tempos. Já repararam?
.
.
.Vão 
.
.
ARTE E FLOR
Rua Borges Carneiro 58, Coimbra
Horário: 10h – 13h | 14h – 19h
Contactos:239 825 685 | 917 551 958 | arteflorcoimbra@gmail.com

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.