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De uma vez por todas: se fizermos muitos abdominais perdemos barriga?

Esta rubrica pretende incidir sobre a nossa motivação para fazer exercício e manter uma alimentação saudável e fornecer dicas práticas para manter os bons hábitos, apesar da rotina social, familiar e, claro, da (sempre presente) preguiça.

 

André Santofoto perfil coolectiva
Director Técnico e Personal Trainer do Ginásio Fit & Fun
andrefsanto@gmail.com

 

 

É um dos mitos mais ouvidos e repetidos, que fazer abdominais faz perder a barriga. Como instrutor e personal trainer não consigo quantificar as vezes que me perguntaram se era mesmo assim. A ideia da barriga lisa ou definida anda na cabeça e imaginário de todos nós, homens e mulheres, seja com maior ou menor definição muscular: todos queremos uma barriga lisa, sem os terríveis pneus, e uma figura mais delineada.

Sem mais demoras a resposta é não, a repetição exaustiva de exercícios para a zona abdominal não vos vai fazer perder barriga. Séries intermináveis de exercícios para a barriga ajudam ao fortalecimento dessa zona, podem até aumentar o volume muscular e o gasto calórico é, por norma, reduzido; mas se o problema for excesso de gordura abdominal e o vosso principal objectivo perder a camada de gordura que rodeia o abdómen, a vossa única e exclusiva preocupação deve ser orientar o treino e a alimentação para eliminar a massa gorda.

A verdade é que por baixo da gordura abdominal todos temos um six pack. É impossível fazer uma vida normal, inclusive uma vida sedentária, sem esses músculos. Eles são fundamentais para a mobilidade básica ou como auxílio postural. Caminhar, sentar, levantar da cama e sair do carro são movimentos impossíveis sem o six pack, só não vêem porque têm demasiadas calorias entre os vossos abdominais e o espelho. Mas aqui ficam algumas dicas práticas se quiserem começar já a eliminá-las:

  1. Se estiverem a começar, optem por treinos com uma forte componente cardiovascular. Caminhem, pedalem, façam elíptica ou remo – são boas soluções com elevado gasto calórico. Se ainda não o fazem, prestem atenção ao que comem e bebem. Para perder massa gorda têm SEMPRE de gastar mais do que consumem. Progressivamente podem e devem aumentar o estímulo às vossas estruturas musculares, inclusive os abdominais. 
  2. Se já são pessoas activas e os resultados insistem em não aparecer, consultem o instrutor do vosso ginásio e/ou personal trainer. Pode estar na hora de mudar o vosso treino. Treinos intervalados de alta intensidade (hiit), treino funcional (de preferência com acompanhamento) ou treinos em circuito são conceitos na crista da onda no que diz respeito ao gasto calórico elevado, aumento do metabolismo e fortalecimento geral. 
  3. Não fiquem obcecados com o six pack, concentrem-se no equilíbrio entre calorias consumidas e gastas. Se perderem massa gorda vão perder volume. Os centímetros que separam os vossos abdominais dos vossos olhos vão diminuir e vocês vão perceber que já têm uma barriga definida, só têm de a revelar! 
  4. Não deixem de fazer abdominais ou de dar importância a esses exercícios! Primeiro porque também queimam calorias mas, acima de tudo, porque uns bons abdominais são fundamentais para uma boa postura e serão sempre um excelente ponto de partida para exercícios mais complexos, que exigem mais do corpo e vos colocarão mais perto da barriga lisa que desejam.

Seria fantástico haver um atalho para a boa forma física e para a figura que gostaríamos de ver ao espelho, tal como para a felicidade, mas tal como lemos em muitas frases feitas que a felicidade é o caminho e a soma de pequenas coisas, o mesmo se pode dizer da busca de um corpo mais delineado, de barriga lisa e definida. Comecem por comer bem, treinar de forma consistente e manter o foco no bem estar que cada treino vos dá. Será a soma de todas as repetições, séries, exercícios, treinos e boas decisões à mesa que vos vai colocar onde querem estar!

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