COOLTURA

Têm 7 eventos para recordar a Primeira Guerra Mundial nos 100 anos do Armistício

Há um Colóquio Internacional na Casa da Escrita e a Liga dos Combatentes organiza uma caminhada, uma exposição, um lançamento de um livro e uma cerimónia oficial
O Dia do Armistício é uma comemoração do fim simbólico da Primeira Guerra Mundial, a 11 de novembro de 1918, e este ano o aniversário é bem redondo. Passam 100 anos sobre a data que comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental. Em Lisboa o centenário foi assinalado com o maior desfile militar desde há um século na Avenida da Liberdade, pela preservação da memória e em homenagem à paz. Em Coimbra, a Liga dos Combatentes tem várias iniciativas programadas, entre elas uma Caminhada pela Paz, e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra organiza um Colóquio Internacional, com nomes bem conhecidos na lista de oradores.
.
A assinalar os 20 anos do próprio CEIS20, dia 7 o Colóquio Internacional: Da Grande Guerra à pandemia do Século / 1918: O ano de todas as (des)ilusões arranca pelas 9h30 na Casa da Escrita, com a conferência de Gerhard Hirschfeld, da Universidade de Estugarda. Seguem-se Rui Bebiano, José Luís Lima Garcia, Julião Soares Sousa, Ana Paula Pires e Dulce Simões. Depois do almoço, pelas 14h45, é exibido e apresentado o documentário A Gripe Pneumónica: a Pandemia de 1918-1919, por Fernando Rosas, seguido de uma mesa redonda. O presidente da Cruz Vermelha, Francisco George, fala sobre A Pneumónica, Armando Malheiro da Silva abordará O Sidonismo e a Guerra: em Busca da Verdade Possível, seguem-se Rui Vieira Nery, Marta Soares e o escritor e crítico literário Pedro Mexia fala sobre Ingmar Bergman – a Vida e a Obra do Génio. O jornalista Nuno Rogeiro fecha o colóquio às 17h45 com 1918 – O Livro da Revelação.
.
No mesmo dia, inaugura na sede da Liga dos Combatentes, na Rua da Sofia (nº136), a Exposição sobre a Grande Guerra. É uma mostra do espólio museológico do Núcleo de Coimbra e uma colecção de postais alusivos à época, onde se teciam relações de afecto. No mesmo dia é apresentado o livro A Malta do 23 na Grande Guerra, com fotografias inéditas de negativos de vidro de Abraão Coelho, da autoria do Major Jorge Costa Carvalho. Vai haver uma palestra, presidida pelo Tenente coronel João Paulino e com os oradores Prof. Doutor João Avelãs Nunes e Coronel Pedro Esgalhado.
.
Dia 8 de Novembro, às 21h, no Quartel General da Brigada de Intervenção de Coimbra, Da Guerra ao Sonho é o tema da Ocupação Literária da SESLASob o espectro do centenário do fim da Primeira Guerra (1914-1918), revisitam as escritas de uma geração em ruptura, testemunhos sombrios que ainda ecoam da noite nebulosa da nossa história. 
..
Sábado, dia 10 de Novembro há Caminhada pela Paz, um passeio guiado por locais ou monumentos alusivos à paz e aos militares em Coimbra, como o Monumento aos Mortos na Grande Guerra, o Aquartelamento de Santa Ana e a Praça Heróis do Ultramar. É obrigatório ir vestido de branco, pelo menos uma t-shirt ou semelhante (também vendem no local, a 5€) e, claro, é recomendado usar roupa e calçado adequado à actividade, levar água e um ligeiro reforço alimentar. De resto não tem qualquer custo. Pelas 21h, vai haver um concerto comemorativo do Centenário do Armistício, pelo Orfeon Académico de Coimbra e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, no Seminário Maior de Coimbra. Os bilhetes estão à venda na Sala da Direcção do OAC ou podem reservar através do email orfeon@gmail.com / 239 099 208.
.
Dia 14 de Novembro, pelas 15h, há cerimónias oficiais com uma Missa na Igreja da Graça, seguida da homenagem junto ao Monumento aos Mortos na Grande Guerra, na Av. Sá da Bandeira, em Coimbra.
.
.
:
:

7, 8, 10, 14 NOVEMBRO |COMEMORAÇÕES DO ARMISTÍCIO DA GRANDE GUERRA
Liga dos Combatentes/Núcleo de Coimbra – Rua da Sofia 136, Coimbra
Site oficial

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.