Há cerca de 150 anos um estudante universitário era pai de um menino em Coimbra, fruto de uma relação amorosa com a criada. Anos depois, já estudante de Direito como o pai, o rapaz começava a escrever e fazia um grande amigo nos corredores da universidade. Camilo Pessanha e Eugénio de Castro eram apenas miúdos, a viver na cidade universitária, e vieram a tornar-se dos mais importantes nomes da poesia simbolista de finais do século 19 e inícios do seguinte. No século 20, outros dois jovens estudantes de Medicina – um contrariado porque queria era ter seguido Arquitectura -, publicavam os primeiros livros mesmo antes de terminar o curso. São os dois conhecidos mas um deles tornou-se um nome incontornável da cidade. Conhecem?
Numa cidade onde tantos escritores e poetas viveram, estudaram e trabalharam, Alexandre Valinho Gigas (5 Minutos de poesia/ GAQ), também escritor, convida a um circuito pelas ruas de Coimbra, entre a Sé Nova e o Mondego. O Roteiro Literário em Coimbra – de Antero a Torga é guiada por Gigas, percorrendo as ruas e locais quotidianos a alguns escritores, que estão ligados de diversas formas à cidade, como Miguel Torga, Mário de Sá-Carneiro, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, José Afonso, António Nobre, Eça de Queiroz, José Régio e os Presencistas, Carlos de Oliveira, Camilo Pessanha e Antero de Quental. Pelo caminho são feitas paragens em alguns desses locais bem como efectuadas as leituras dos textos que remetem a esse espaço urbano.
Alexandre Valinho Gigas nasceu na Nazaré e vive em Coimbra. É semi-nómada, na realidade e em pensamento. Escreveu crónicas em jornais locais entre 2002 e 2007. Publicou Viagens… (2006), A Rua da Irmandade (2010), Baladas da varanda fria (2011), A explosão (2011) e Bucólicas (2015). Participou no colectivo Côdeas e é membro do colectivo ANARKITEKTURA. Desenvolve evoluções performativas musicais em vários projectos e, como descreve na página pessoal do Facebook, a pessoa que lhe está por trás trabalha em inúmeros ofícios para que ambos subsistam no mesmo corpo.
3, 4 NOVEMBRO | 10H | 15H | ROTEIRO LITERÁRIO EM COIMBRA – DE ANTERO A TORGA
Local de encontro – Escadarias da Sé Nova de Coimbra, no Largo da Feira.
Local de fim de percurso: Portagem, junto ao Rio Mondego.
Duração: cerca de 2h
Inscrição – 5€, limitado a 20 participantes por percurso, há descontos para grupos
Contactos: gigas.alexvalinho@gmail.com | 968478718
*Na imagem: manuscrito do “Soneto Redenção” de Antero de Quental. Link da obra de Antero de Quental digitalizada na Biblioteca Nacional aqui.