Neste passeio seguem as pegadas imaginárias de alguns dos nossos maiores escritores

Há cerca de 150 anos um estudante universitário era pai de um menino em Coimbra, fruto de uma relação amorosa com a criada. Anos depois, já estudante de Direito como o pai, o rapaz começava a escrever e fazia um grande amigo nos corredores da universidade. Camilo Pessanha e Eugénio de Castro eram apenas miúdos, a viver na cidade universitária, e vieram a tornar-se dos mais importantes nomes da poesia simbolista de finais do século 19 e inícios do seguinte. No século 20, outros dois jovens estudantes de Medicina – um contrariado porque queria era ter seguido Arquitectura -, publicavam os primeiros livros mesmo antes de terminar o curso. São os dois conhecidos mas um deles tornou-se um nome incontornável da cidade. Conhecem?

Numa cidade onde tantos escritores e poetas viveram, estudaram e trabalharam, Alexandre Valinho Gigas (5 Minutos de poesia/ GAQ), também escritor, convida a um circuito pelas ruas de Coimbra, entre a Sé Nova e o Mondego. O Roteiro Literário em Coimbra – de Antero a Torga é guiada por Gigas, percorrendo as ruas e locais quotidianos a alguns escritores, que estão ligados de diversas formas à cidade, como Miguel Torga, Mário de Sá-Carneiro, Vergílio Ferreira, Fernando Namora, José Afonso, António Nobre, Eça de Queiroz, José Régio e os Presencistas, Carlos de Oliveira, Camilo Pessanha e Antero de Quental. Pelo caminho são feitas paragens em alguns desses locais bem como efectuadas as leituras dos textos que remetem a esse espaço urbano.

Alexandre Valinho Gigas nasceu na Nazaré e vive em Coimbra. É semi-nómada, na realidade e em pensamento. Escreveu crónicas em jornais locais entre 2002 e 2007. Publicou Viagens… (2006), A Rua da Irmandade (2010), Baladas da varanda fria (2011), A explosão (2011) e Bucólicas (2015). Participou no colectivo Côdeas e é membro do colectivo ANARKITEKTURA. Desenvolve evoluções performativas musicais em vários projectos e, como descreve na página pessoal do Facebook, a pessoa que lhe está por trás trabalha em inúmeros ofícios para que ambos subsistam no mesmo corpo.

3, 4 NOVEMBRO | 10H | 15H | ROTEIRO LITERÁRIO EM COIMBRA – DE ANTERO A TORGA
Local de encontro – Escadarias da Sé Nova de Coimbra, no Largo da Feira.
Local de fim de percurso: Portagem, junto ao Rio Mondego.
Duração: cerca de 2h
Inscrição – 5€, limitado a 20 participantes por percurso, há descontos para grupos
Contactos: gigas.alexvalinho@gmail.com | 968478718

*Na imagem: manuscrito do “Soneto Redenção” de Antero de Quental. Link da obra de Antero de Quental digitalizada na Biblioteca Nacional aqui.

 

 

 

 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.