Esta artista desafia alimentar a infância de todos

Ainda há pouco tempo falámos dela aqui, e de como para ela 2018 ficou marcado pelo contacto com a comunidade de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra. Agora a artista visual Élia Ramalho lança o próprio livro, Arte | metáfora da vida (PalavraPintada, 2018), feito a partir de um quadro que foi sendo realizado ao longo dos últimos 6 anos.

Cheio de pequenas histórias, o livro é um álbum ilustrado, cujo texto conta o percurso do quadro que é ao mesmo tempo um passeio sobre algumas passagens da vida da autora. Élia Ramalho é artista plástica, natural de Tomar mas residente em Coimbra, doutorada em Materialidades da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e mestra em Comunicação Estética. Já expôs em vários locais da cidade, apresentou livros e actividades em bibliotecas de todo o país e é autora do livro Olhar, Experimentar e Criar com Frida Kahlo (2010).

A autora diz que o conteúdo do novo livro é tão versátil quanto o público possa ser: crianças, jovens e adultos, e um desafio para alimentar a infância de todos, misturando brincadeira com arte. Exactamente por isso, a ideia de Élia é que a obra também funcione como um livro infanto-juvenil e ferramenta para ateliês e desenvolvimento de actividades lúdicas e pedagógicas sobre o tema Educação pela Arte.

Apresentações como esta repetem-se na Fnac Leiria dia 2 de Novembro, e Fnac Viseu dia 15 de Dezembro A pintura que inspirou Arte | metáfora da vida vai ser exposta ao público na Casa da Escrita dia 3 de Novembro, e em Janeiro viaja até à Casa Vieira Guimarães, em Tomar, lugar onde nasce a história. 

 

21 OUTUBRO | 11H30 | ARTE | METÁFORA DA VIDA
Fnac Coimbra – Fórum Coimbra, Sta Clara
Livro à venda a partir de dia 21 de Outubro aqui 

 

Deixa-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.