COOLTURA

Mais visitas guiadas que (também) são para quem cá vive

Este mês também há passeios gratuitos organizados pela Câmara Municipal de Coimbra com explicações sobre monumentos e locais emblemáticos da cidade

Já tínhamos divulgado aqui estas visitas guiadas da Câmara Municipal de Coimbra  subordinadas a diferentes temas e diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais. Estes mês têm estas duas:
.
.
3ª FEIRA | 16 DE OUTUBRO | MOSTEIROS E CONVENTOS – BENEDITINOS EM COIMBRA

O objectivo desta visita guiada é dar a conhecer o antigo património (edificado e natural) da ordem religiosa que chegou à cidade na primeira metade do século 16. Durante quase três séculos os beneditinos ocuparam uma significativa área a sudeste de Coimbra, onde ainda hoje é possível assegurar a sua passagem, quer pela toponímia, quer pelas construções deixadas. A ideia é promover a identidade multicultural e de tolerância intelectual presente nas vivências urbanas conimbricenses e no pormenor arquitectónico e patrimonial existente nas suas histórias.

Ponto de encontro: 15h – Largo D. Dinis
.
.
.

5ª FEIRA | 25 OUTUBRO | A ARTE EM COIMBRA  – DO REVIVALISMO AO MODERNISMO

Associando as correntes artísticas de finais do século 19 / início do século 20 e o desenvolvimento da cidade durante esse período através da observação de património edificado, esta visita guiada mostra como em diferentes épocas da História, as sociedades sentiram necessidade de ir ao passado buscar inspiração, às chamadas Eras de Ouro. O Revivalismo é a denominação do fenómeno sócio-cultural, afirmado nesta época através do Neoclassicismo, e desde o reviver de épocas de ouro à introdução de novas ideias, técnicas e materiais que irradiam de outros países e chegam até nós num período conturbado da história, vê-se como também a Arte Nova, marca de forma visível o andamento da História. A ideia é apresentar e promover alguns exemplares das correntes artísticas de património edificado na cidade, reforçando a qualidade e realçando a persistente adaptação de Coimbra às mudanças dos tempos e épocas.

Ponto de encontro: 15h – Posto Municipal de Turismo da Praça da República
.
.
.
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30 e são gratuitas, mas há entradas que podem ter de ser pagas e essas são da responsabilidade dos participantes, que serão devidamente informados. Se estiverem interessados só têm de se inscrever presencialmente na Câmara Municipal ou ligando para o 239 857 500 (Casa Aninhas) ou 239 702 630 (Casa Municipal da Cultura). 

Comenta este artigo

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.